Monitores são capacitados para difundir a prática do esporte nas escolas públicas estaduais
Visando ampliar o acesso dos estudantes da rede pública estadual ao esporte, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) conduziu no Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Gilberto Mestrinho, localizado no bairro Educandos, uma capacitação direcionada a cem monitores que atuam no programa Esporte na Escola.
Ao integrar os programas “Segundo Tempo”, coordenado pelo Ministério dos Esportes e “Mais Educação”, coordenado pelo Ministério da Educação, o “Esporte na Escola” pretende oferecer capacitação técnica a monitores, que atuam auxiliando profissionais de Educação Física em escolas das redes estadual e municipal de educação.
De acordo com o coordenador de Educação Física da Seduc, professor Joel Soldera, a ação é importante por formar pessoas empenhadas na difusão da prática esportiva nas escolas. “Com esse projeto de formação de monitores, o trabalho que já vem sendo realizado por profissionais de Educação Física será aprimorado, fortalecendo a prática esportiva para crianças e jovens”, afirmou o professor.
Com carga horária de 16 horas, a primeira da série de duas formações que acontecerão ao longo deste ano propiciou a capacitação de cem monitores, os quais tiveram acesso a oficinas de práticas pedagógicas e atividades práticas previstas no programa. Até o final das capacitações, segundo a Seduc, a expectativa é formar um total de 200 monitores.
Para a representante do Ministério do Esporte e uma das coordenadoras da capacitação, Amanda Patriarca, as formações técnicas reforçarão o trabalho já realizado nas escolas. “Em de cada escola temos um professor que é responsável pela condução do programa. No entanto, se fazia necessário a orientação técnica e pedagógica para os que atuam como auxiliares”, citou.
A professora de Educação Física e uma das instrutoras da capacitação, Lionela Corrêa, ressaltou a importância da atividade desenvolvida. “O objetivo das formações é levar os monitores a uma melhor compreensão sobre o programa, oferecendo fundamentação para o desenvolvimento de estratégias e práticas pedagógicas na tentativa de promover a prática do esporte, de forma democrática no espaço escolar”, ressaltou a professora.
Programa Esporte na Escola
No Amazonas, atualmente, o programa é aplicado em aproximadamente 200 escolas da rede pública estadual e municipal de educação, beneficiando mais de 60 mil crianças e adolescentes, com faixa etária entre 8 e 17 anos.