Estudantes e servidores da educação participam de mobilização em favor da educação especial
Mobilizando estudantes, servidores públicos estaduais, pais e comunitários, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, na manhã da última sexta-feira (21), a primeira Caminhada da Educação Especial da Rede Pública Estadual. A ação é parte das comemorações referentes à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrada de 21 a 28 de agosto.
Com o tema “Mão Dupla: Assim é a inclusão”, a caminhada, que teve início na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia) e foi concluída no Largo de São Sebastião, no centro da cidade, teve como objetivo a sensibilização da comunidade estudantil e população em geral acerca dos direitos das pessoas com deficiência no processo de inclusão educacional.
Coordenada pela Seduc, através de sua Gerência de Atendimento Educacional Específico, a mobilização contou ainda com a parceria das Secretarias Municipal de Educação (Semed) e de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).
De acordo com a gerente de Atendimento Educacional Específico da Seduc, Lenice Salerno, a proposta maior da ação é mostrar à sociedade que a inclusão das pessoas com deficiência não só existe como é possível. “Nesta grande mobilização, reunimos toda a comunidade estudantil para sensibilizarmos a população de que a inclusão existe e que as pessoas com deficiência são iguais perante a sociedade”, destacou a professora Lenice.
Participaram da caminhada estudantes as escolas estaduais de atendimento específico Augusto Carneiro dos Santos, Diofanto Vieira Monteiro, Manoel Marçal de Araújo, Joana Rodrigues Vieira e Mayara Redman Abdel Aziz, além da escola estadual Desembargador André Vidal de Araújo, que trabalha com a inclusão de alunos com deficiência.
Para a gestora da escola estadual Augusto Carneiro dos Santos, professora Haideé dos Santos Carneiro, a luta diária da educação especial é promover a sensibilização de que as pessoas com deficiência, de um modo geral, também fazem parte da sociedade. “Essa mobilização tem uma grande importância para que a sociedade entenda que as pessoas com deficiência também têm seus direitos assim como qualquer outro cidadão e é no ambiente escolar, que essa educação tem início”, explicou a gestora.
A diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Seduc, Vera Lúcia Lima, avaliou positivamente a ação. “É importante que toda a população perceba que a inclusão não é mais um favor e sim, um direito. A nossa intenção hoje aqui é sensibilizar a sociedade para que as pessoas com deficiência tenham seus direitos assegurados”, apontou a professora Vera Lima.
Mobilização Nacional
Comemorada entre os dias 21 e 28 de agosto em todo o Brasil, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência constitui-se como uma ação voltada à defesa de direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, bem como à conquista de novos espaços de inclusão.