No bairro de Santo Antônio, escola da rede estadual reduz taxa de abandono para 5% ao ano
Nesta semana, a escola estadual Liberalina Weill, localizada na zona oeste de Manaus, recebeu a comunidade do bairro de Santo Antônio e áreas adjacentes para divulgar seus indicadores educacionais, suas ações pedagógicas, e projetos desenvolvidos neste ano letivo. Ao realizar sua Mostra de Gestão a escola motivou os moradores e pais de alunos para um compromisso colaborativo visando a educação de qualidade.
Sinalizando o resultado dos projetos que são desenvolvidos pela instituição administrada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os indicadores educacionais da escola, apresentados na ocasião, apontam a redução considerável das taxas de abandono e reprovação.
Enquanto em 2011 a taxa de abandono era de “8,3%”, em 2014 a mesma taxa caiu para “5,6%. No mesmo período (de 2011 a 2014) a taxa de reprovação escolar foi reduzida de “1,8%” para “0,6%”. Já a taxa de aprovação, que aponta a eficácia dos métodos de ensino, evoluiu no mesmo período de “89,7” para “93,8%”.
De acordo com a gestora em exercício da escola, professora Emannuella Souza, os indicadores refletem o compromisso e determinação da equipe pedagógica, assim como a eficácia dos projetos aplicados na instituição. “Os índices apontam para um número considerável de alunos aprovados no vestibular, além de uma redução significativa dos índices de abandono escolar e a nossa proposta é aprimorar cada vez mais a qualidade do ensino”, destacou.
A gestora disse ainda que a mostra de gestão foi um momento oportuno para compartilhar as práticas pedagógicas de excelência e projetar ações para aprimorar a qualidade do ensino. “Reunindo toda a comunidade escolar, estamos fazendo essa troca de experiência entre pais, professores e alunos, divulgando as ações positivas que temos realizado em nossa escola e firmando um compromisso colaborativo para aprimorar o ensino”, concluiu professora Emannuella Souza.
Projetos
A mostra de gestão reuniu aproximadamente 500 participantes, entre estudantes, professores, pais e comunitários do bairro de Santo Antônio e áreas adjacentes. Fazendo uma analogia às competições olímpicas, com o evento, a escola Liberalina Weill buscou incentivar os estudantes a serem determinados e superar suas próprias metas, da mesma forma que fazem os atletas. A ação escolar contou com a exposição projetos como o “Ciência na Escola”, “Despertar para a Leitura”, “Professor por um dia”, “Educação Fiscal”, dentre outros.
Satisfação
Para o estudante Jonathan Rodrigues, 18, a escola tem proporcionado um ensino de alta qualidade, o que o ajudará consideravelmente nas avaliações de acesso ao ensino superior. “A escola é uma referência no ensino, seja através dos projetos que desenvolvemos, seja por meio das práticas pedagógicas em sala de aula, além de estar ofertando todo o suporte para as provas do vestibular. Acredito que esse apoio da escola será primordial no meu desempenho”, avaliou o estudante que pretende prestar o vestibular para Medicina.
A mãe de uma das estudantes do ensino médio da escola, Diva Albuquerque, elogiou o modelo de ensino da escola e se mostrou bastante satisfeita com o aprendizado da filha. “Estou muito satisfeita com o trabalho dos professores e acredito que minha filha terá todas as condições de ingressar em uma universidade pública”, apostou dona Diva Albuquerque.