Em Iranduba, Seduc promove Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Mobilizando a comunidade escolar para uma maior participação e para um conhecimento apurado acerca dos projetos desenvolvidos pelas escolas públicas, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou na tarde desta sexta-feira, 17, em Iranduba (distante 19 quilômetros de Manaus), o II Seminário Educacional sobre o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.
O evento, que aconteceu no Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Maria Izabel Desterro, contou com a participação de 57 professores e técnicos que desenvolvem ações do Pacto Nacional nas escolas estaduais Senador João Bosco Ramos de Lima, Cecília Carneiro de Oliveira e Isaías Vasconcelos, além do Ceti Maria Izabel Desterro, unidades de ensino instaladas em Iranduba.
Com a adesão da rede estadual de educação do Amazonas ao Pacto, a Seduc, por meio de sua Coordenadoria Regional de Iranduba, reuniu comunitários, pais, alunos e professores para apresentar as principais ações pedagógicas, desenvolvidas com base no Pacto Nacional, pelas escolas estaduais no município.
De acordo com uma das coordenadoras do Pacto no município, professora Elisaude Sousa, a ação educacional esteve pautada na organização do trabalho escolar e das áreas curriculares. “Nesse seminário, estamos reunindo as principais ações que os professores têm promovido junto às escolas estaduais de Iranduba, com base no trabalho pedagógico e desenvolvimento de todas as áreas de conhecimento. São ações interdisciplinares e contextualizadas, executadas em conteúdos práticos e teóricos”, explicou Elisaude Sousa.
À frente da gestão da escola estadual Senador João Bosco Ramos de Lima, a professora Elinete Santos destacou a importância do trabalho realizado. “O seminário foi muito importante, sendo um momento oportuno para avaliar os primeiros resultados e apresentar as ações executadas. Nossas equipes aplicaram questionários com os estudantes do ensino médio com a proposta de apurar as principais dificuldades no aprendizado. Com isso, podemos projetar melhorias que minimizem os índices de reprovação, abandono escolar, distorção idade-série, entre outros fatores”, apontou.
Pacto Nacional
Instituído pela Portaria Federal nº 1.140 de 22 de novembro de 2013, o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é uma proposta do Ministério da Educação e tem por objetivo oferecer formação continuada aos professores nas 27 unidades da Federação visando aprimorar as metodologias de ensino. Conforme dados do último censo escolar, o país tem 495,6 mil docentes lecionando nesta etapa do ensino básico.