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Alunos da rede estadual aprendem sobre democracia e desenvolvem projetos de lei

Estimular o entendimento do fazer democrático e motivar jovens matriculados no ensino médio a elaborarem projetos de lei para a melhoria da qualidade de vida da população, estas são as principais propostas do programa “Parlamento Jovem Estadual” que neste ano contou com a participação de 48 estudantes da rede pública estadual. O projeto, que é coordenado pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em 2015 foi realizado nos meses de maio e junho contando com a participação de 48 alunos de 16 escolas estaduais da capital e também do interior. Ao integrar o programa os jovens tiveram a oportunidade de participar de formações acerca dos procedimentos de elaboração, construção de leis e propostas parlamentares, sendo acompanhados e orientados por assessores de deputados estaduais. De acordo com o técnico da Gerência de Ensino Médio e coordenador do programa na Seduc, professor Walber Gonçalves, a principal finalidade do programa é sensibilizar os jovens quanto à importância da política e da democracia para a construção de uma sociedade íntegra. “Através deste programa, a Seduc, juntamente com a Assembleia Legislativa, suscita, junto aos alunos o entendimento do que seja o saber democrático, enfatizando que a política está relacionada com a responsabilidade social”, explicou o professor. Concluindo a participação na edição 2015 do programa, cada um dos estudantes que integraram o programa elaborou um projeto de lei seguindo toda a normativa exigida. Dos 48 projetos de lei apresentados, após avaliação de uma banca examinadora, quatro projetos serão selecionados e encaminhados à análise da comissão do Parlamento Jovem Brasileiro, ligada à Câmara Federal em Brasília. Projetos Com a intenção de desenvolver um sistema utilizando técnicas de hidroponia (cultivo de plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta) e que possa minimizar os impactos das enchentes no Amazonas, a estudante do finalista do ensino médio do Centro Educacional Arthur Virgílio Filho (zona norte de Manaus), Karen Vanessa Vieira de Jesus, 18, foi uma das participantes do programa nesta edição. De acordo com ela, participar das atividades foi uma experiência enriquecedora. “Fiquei muito feliz em representar minha escola. Acredito que todo jovem deveria ter interesse em participar desta ação. Antes eu pensava que a política só estava ligada com a corrupção, principalmente pelo que é noticiado diariamente, mas ao integrar o grupo de jovens nesse programa, minha visão a esse respeito mudou totalmente.”, contou a estudante. Cursando o 3º ano na escola estadual Nossa Senhora do Carmo, localizada no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), o aluno Mateus Eduardo Reis, 17, comentou que as ações do programa são bastante válidas, pois motivam os jovens a buscarem mudanças na realidade social. “Fiquei muito contente em participar do programa, pois além de acabar com esse pensamento de que a política é algo ruim, tivemos a oportunidade de projetar ações que, se aprovadas, podem solucionar problemas que afetam a sociedade”, destacou o estudante, que em seu projeto de lei, defende como proposta a participação mais efetiva dos pais na escola. Participaram do programa “Parlamento Jovem Estadual”, estudantes das escolas estaduais Homero de Miranda Leão, Marcantônio Vilaça, Alice Salerno, Adelaide Tavares, Frei Silvio Vagheggi, Arthur Virgílio Filho, Pedro Silvestre, Presidente Castelo Branco, Vasco Vasques, Ceti Áurea Braga, Nossa Senhora do Carmo (Parintins), Senador João Bosco de Lima e Isaías Vasconcelos (Iranduba), Danilo Areosa (Novo Airão), além de Maria Calderaro e Presidente Figueiredo (Presidente Figueiredo).
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