Mais de mil estudantes da rede estadual participam de caminhada em favor da causa ambiental
Antecipando-se às comemorações do “Dia do Meio Ambiente” que será celebrado no próximo dia 5 de junho, um grupo de escolas públicas estaduais, localizadas na zona oeste de Manaus, promoveu na tarde desta quarta-feira, 3, uma caminhada objetivando sensibilizar moradores e comunidade sobre a necessidade de medidas favoráveis à conservação e valorização do meio ambiente. O ato reuniu mais de mil alunos.
A concentração da atividade, que contou com a parceria do Centro Estadual de Convivência da Família Madalena Arce Daou, aconteceu na escola estadual Irmã Adonai Politti, reunindo mobilizando estudantes, professores e comunitários, que percorreram ruas dos bairros Santo Antônio e Vila da Prata.
Ao todo, estudantes de quatro unidades de ensino da rede pública estadual participaram do ato, sendo elas as escolas estaduais Irmã Adonai Polliti, Santo Antônio, Melo e Póvoas e Liberalina Weill, todas pertencentes à Coordenadoria Distrital de Educação 4 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A caminhada foi marcada pela divulgação de panfletos e exposição pública de cartazes e faixas contendo mensagens educativas motivando a população à adoção de medidas favoráveis à conservação do meio ambiente e preservação dos recursos naturais.
Na escola estadual Irmã Adonai Polliti, além da caminhada, professores das disciplinas de Ciências promoveram, durante toda a semana, atividades educativas sensibilizando os estudantes acerca da importância do meio ambiente e da necessidade de preservação.
Para a professora Gilmara Silva, docente da escola Irmã Adonai Politti e uma ds coordenadoras da atividade, é fundamental que a questão ambiental esteja presente nos conteúdos trabalhados diariamente em sala de aula. “Aqui em nossa escola, desenvolvemos ações que incentivam o cuidado e a preservação com o meio ambiente, começando pelo zelo com o patrimônio público, que é o ambiente escolar. Hoje, concluímos essas atividades com a participação de nossos alunos nessa caminhada. É um momento muito relevante, para que a população perceba que cada um é responsável pela preservação desse meio”, ressaltou a professora.
Além das escolas da zona oeste, outras unidades de ensino administradas pela Seduc também organizaram ações educativas durante a semana do meio ambiente.