Em reunião com membros do Ministério de Educação do Peru, Seduc apresenta projetos educacionais do Amazonas
Promover a troca de informações a respeito do sistema educacional entre o Peru e o Estado do Amazonas foi o foco da visita de intercâmbio de membros do Ministério de Educação do Peru à sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na manhã desta segunda-feira (25). A visita foi projetada após o encontro entre o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva e o ministro da Educação do Peru, Jaimee Saavedra Chanduví, durante o 2º Fórum Mundial de Educação promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), na cidade de Incheon, na Coréia do Sul.
A visita da comitiva está sendo coordenada pela comissão Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação no Amazonas (Padeam) da Seduc, que conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A visita, que segue até a próxima quinta-feira (28), tem como proposta apresentar o modelo de educação vigente tanto no Peru quanto no Brasil e Estado do Amazonas, destacando projetos, metas e ações previstas para a melhoria da qualidade no ensino. Compõe a comitiva do Ministério de Educação do Peru os técnicos Ernesto Gálmez, Maria de los Ángeles Cárdenas, Diana Castañeda, Claudia Velarde, Elizabeth Añaños.
Dentre as estratégias da Seduc para melhoria de ensino na rede pública estadual, o secretário Rossieli Silva enfatizou as ações realizadas através do Centro de Mídias de Educação, que atende hoje a 40 mil estudantes de aproximadamente três mil comunidades rurais do Estado. As aulas são ministradas de sete estúdios de televisão localizados em Manaus, em formato de teleconferência. Neste ano de 2015, o projeto atende a alunos do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (6º ao 9º ano). “O Centro de Mídias é uma solução, que temos aqui no Amazonas, para muitos dos problemas enfrentados pela educação, entre eles a falta de professores, que é uma realidade não só no Brasil, mas também em todo o mundo”, ressaltou o secretário Rossieli Soares da Silva.
Outro investimento na educação do Amazonas, abordada durante o encontro desta manhã, é a oferta de cursos de especialização e mestrado para os professores da rede estadual, possibilitando a esses profissionais maiores oportunidades de formação e ampliando as condições de melhoria no ensino como um todo.
Durante a semana, os membros do Ministério de Educação do Peru terão a oportunidade de conhecer, detalhadamente, toda a estrutura da Seduc, desde a infraestrutura, sistemas de avaliação, além da visita a algumas unidades de ensino localizadas em comunidades rurais do Amazonas.