Professores da rede estadual participam de formação sobre mudanças climáticas
Para oferecer formação no segmento educação ambiental destinada a professores da rede pública de ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a empresa Petrobras, desenvolveram nesta semana, em várias escolas de Manaus, o projeto “Rio Voadores”.
O projeto de formação está integrado ao programa Petrobras Socioambiental, instituído em 2007 e cujos estudos e pesquisas científicas comprovam que as massas de ar, também chamada de “Rios Voadores” e que carregam vapor de água da Amazônia para outras regiões do Brasil, principalmente o Centro-Oeste, Sudeste e Sul, contribuem com os índices de chuva nessas regiões.
No decorrer da semana, aproximadamente 250 professores da rede pública estadual que atuam como docentes das disciplinas de Ciências, Biologia e Geografia tiveram acesso à formação, conduzida pelo engenheiro graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto da Indústria Automoblística/IMI, na Inglaterra, Gerard Moss.
Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Seduc, Telma Prado, a discussão é bastante promissora. “Sobretudo para que os professores possam aprimorar os conteúdos de educação ambiental em sala de aula, com ênfase no ciclo hidrológico”, disse.
O coordenador do projeto, engenheiro, pesquisador e piloto de avião Gerard Moss, enfatizou a importância desta formação para os educadores da rede pública. “Estamos com essa parceria fantástica entre Seduc e Semed, buscando capacitar professores para que possam multiplicar informações a respeito das riquezas da Amazônia e de seus rios voadores. A contribuição maior desse projeto, e que os educadores estão tendo a oportunidade de conhecer, é o valor de cada árvore da Amazônia e o papel que ela tem como provedora de água atmosférica, ajudando na manutenção do clima do país”, destacou Gerard Moss.
[caption id="attachment_7534" align="aligncenter" width="600"] Formação foi conduzida pelo pesquisador e piloto Gerard Moss.[/caption]
Conforme relatado seu blog na internet – www.mundomoss.com.br – o pesquisador que já completou diversas vezes a volta ao mundo pilotando um avião de pequeno porte, relata que o principal objetivo da formação e expedição “Rios Voadores” é o de aprofundar os estudos sobre o transporte de vapor d’água da Amazônia para outras regiões, buscando entender de que forma o desmatamento e as queimadas podem afetar as precipitações, especialmente nas regiões de maior produção agrícola e geração de energia hidroelétrica, e onde se concentra o maior PIB do Brasil.
Contribuição
Tendo participado da formação, o professor de Geografia da escola estadual Ernesto Penafort, Heliandro Rodrigues, citou que a discussão é extremamente válida. “A contribuição é grandiosa, pois é uma nova ideia sobre a circulação de massas de ar e água que circulam pelo mundo inteiro. Já tinha ouvido falar sobre esse tema e tivemos a oportunidade de aprimorar esse conhecimento”, mencionou o professor.