Escola estadual Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV) celebra o Dia Nacional da Matemática com feira de projetos
Com o tema “A realidade da Matemática no cotidiano”, a escola estadual Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV), localizada na zona leste de Manaus, promoveu nesta quarta-feira (6) a segunda edição da feira que celebra o “Dia Nacional da Matemática”. O evento, que reuniu mais de 2 mil alunos, pais e comunitários, foi marcado pela exposição de resultados de pesquisas escolares desenvolvidas na disciplina.
A ação escolar, segundo o professor de Matemática e coordenador do projeto, Robson Andrade, teve o objetivo de trabalhar os conteúdos da disciplina no ensino fundamental e médio, além de promover a interdisciplinaridade entre os diferentes componentes curriculares.
“Nossa proposta com esse projeto é tornar mais dinâmico o ensino da matemática e preparar os nossos estudantes para exames como o Enem, a Prova Brasil e o Sadeam. Para essa atividade, reunimos vários dos trabalhos que desenvolvemos em sala de aula, relacionando, de forma criativa, com o nosso dia-dia”, explicou o professor Robson.
A feira, que chegou à segunda edição também é uma das estratégias pedagógicas de avaliação elaboradas pela escola e já garantiu, inclusive, o “Prêmio Destaque” na Feira Nacional de Matemática do ano passado, que aconteceu em Salvador, Bahia.
O gestor da escola estadual Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV), Tenente Coronel Osimar Guedes, acrescentou que por meio de atividades como esta, a escola procura reforçar o ensino e incentivar uma participação mais efetiva dos estudantes. “Por meio de ações diferenciadas, conseguimos atingir grandes objetivos, favorecendo a aprendizagem dos estudantes e auxiliando em sua formação”, comentou o gestor.
Aprendizado
Para a estudante do 9º ano do ensino fundamental, Rainá de Souza, 14, com as atividades do projeto, tem sido muito mais fácil aprender as noções de Matemática. “O projeto nos ajuda muito a entender e praticar a Matemática de uma forma diferente, materializando esse aprendizado na realidade da vida, como o próprio tema da feira e é algo que contribuirá significativamente com o meu desempenho nas provas de vestibular”, ressaltou a aluna.
Comemorado em 6 de maio, o Dia Nacional da Matemática foi criado em 2004, de acordo com a lei aprovada pelo Congresso Nacional, em homenagem ao professor de Matemática e autor de mais de cem obras sobre a disciplina, Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.