Escolas estaduais arrecadam mantimentos para famílias afetadas pela cheia dos rios do Amazonas
Para prestar solidariedade às famílias afetadas pela cheia dos rios no Amazonas, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) mobilizou escolas da rede pública estadual para integrar uma ampla campanha de arrecadação de donativos. Concluída nesta semana, a ação social foi promovida em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM).
Conforme informações da diretora da Escola do Legislativo da ALE-AM, Jaqueline Ferreti, a campanha foi projetada para colaborar com a Defesa Civil na arrecadação de donativos que serão destinados a municípios afetados pela cheia.
Na campanha social, a Seduc mobilizou escolas de todas as zonas da cidade de Manaus e estima ter arrecadado mais de 15 toneladas de itens, dentre alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal e outros.
De acordo com uma das coordenadoras da ação pela Seduc, Marinete Castro, a arrecadação dos donativos mobilizou as escolas de todas as zonas da cidade de Manaus. “Procuramos mobilizar o maior número de escolas possível e conseguimos um resultado bastante satisfatório, arrecadando alimentos não perecíveis, roupas, colchões, produtos de higiene pessoal, roupas de cama, entre outros”, informou.
Sensibilização – Uma das muitas unidades de ensino que participaram da campanha foi a escola estadual Waldock Frick de Lira (CMPM-3), que é administrada pela Polícia Militar do Amazonas e está localizada na Comunidade Parque São Pedro.
Conforme o soldado Fabiano Guimarães, funcionário da escola e responsável por noções de disciplina no ensino médio, aproximadamente três toneladas de mantimentos foram arrecadados pela instituição. “Para mobilizar nossa comunidade escolar realizamos gincanas envolvendo as turmas da instituição. O resultado nos surpreendeu e conseguimos contar, inclusive, com a participação dos comunitários”, comentou o soldado Guimarães.
Na zona leste de Manaus, a Coordenadoria Distrital 5, realizou um trabalho prévio, sensibilizando professores, gestores e estudantes para o ato de solidariedade. “Buscamos incentivar nossa comunidade escolar para que ela pudesse compreender a importância de ajudar essas famílias que precisam do nosso apoio nesse momento. O resultado foi bastante satisfatório”, destacou a coordenadora do Distrito 5, professora Maria Carneiro de Souza.
Com o auxílio logístico da ALE-AM, os alimentos e mantimentos arrecadados serão enviados nos próximos dias aos municípios que se encontram em situação de emergência, tais como Itamarati, Guajará, Ipixuna, Eirunepé e outros.