Seduc lança campanha para orientar servidores quanto à saúde vocal
Com o objetivo de prevenir, orientar e sensibilizar os profissionais da educação quanto ao uso adequado da voz e da saúde vocal, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) deu início à primeira Campanha de Saúde Vocal “Educação se faz com a Voz”. O lançamento ocorreu na manhã desta segunda-feira (13), no auditório do Centro de Treinamento Padre Anchieta (Cepan), da Seduc, no conjunto Japiim.
A ação faz parte das comemorações ao Dia Mundial da Voz, celebrado no dia 16 de abril e é coordenada pelos Programas Valoriza RH e PAPSE, da Gerência de Promoção e Valorização do Servidor da Seduc.
De acordo com a gerente de Promoção e Valorização do Servidor, Marilene Remígio, a programação se estenderá até o dia 17 de abril e estará direcionada a professores, gestores e demais profissionais da educação que atuam na capital e no interior do Estado. “O principal instrumento do educador é a voz. Portanto, esta campanha tem por objetivo orientar e conscientizar os professores quanto ao uso adequado da voz, minimizar ou eliminar sinais e sintomas de alterações vocais, prevenir a ocorrência de doenças laríngeas, aperfeiçoar ou desenvolver habilidades comunicativas enquanto profissionais da comunicação e contribuir para a satisfação pessoal e profissional do professor”, destaca.
A fonoaudióloga do Centro Referência Municipal em Saúde do Trabalhador, Cerest/Manaus, Maria do Socorro Oliveira Soares, informou que a equipe do Cerest/Manaus fará, durante a campanha, um trabalho de triagem, orientação e encaminhamentos no caso do paciente que precisar de exame de laringoscopia ou para outros especialistas médicos. O trabalho vai acontecer na sede da Seduc e nas sete coordenadorias distritais de educação da Seduc em diferentes locais da cidade. Serão atendidos 30 professores por turno de acordo com a programação já definida pela Secretaria de Educação.
Segundo Mariele Remígio, 240 professores serão atendidos por terem sido indicados pela Seduc por terem apresentado algum tipo de queixa de rouquidão, cansaço ou outros agravos relacionados às patologias de voz. “Os atendimentos ocorrerão na sede da Seduc e nas sete Coordenadorias Distritais conforme cronograma”, destaca
O trabalho será desenvolvido em parceria com acadêmicos do curso de Fonoaudiologia da Uninorte e com residentes de medicina do curso de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). No encerramento da campanha, dia 17 de abril, será realizada uma palestra ministrada pela presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia 5° Região, fonoaudióloga Silvia Ramos, como tema “Processo e Organização do Trabalho/Notificações em voz”, no auditório do Sesi.