Escola estadual Governador Melo e Póvoas celebra os 93 anos do Modernismo no Brasil com Mostra Cultural
Como parte das ações do Projeto Ensino Médio Inovador (ProEMI), a escola estadual Governador Melo e Póvoas promoveu na tarde desta quinta-feira (9) a sua Mostra Cultural com o tema “93 anos do Modernismo no Brasil”. O evento aconteceu no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral Áurea Pinheiro Braga, localizado no bairro Compensa, zona oeste de Manaus.
De acordo com o coordenador da ação na escola, professor Luís Monteiro, dentro do Projeto Ensino Médio Inovador são desenvolvidos outros cinco projetos menores com os seguintes temas: leitura e letramento; acompanhamento pedagógico; iniciação científica; comunicação, cultura digital e uso das mídias; e cultura corporal.
“Colocamos em prática diversas atividades relacionadas a esses cinco temas e essa mostra engloba três deles, que visam incentivar o interesse dos alunos pelas culturas literárias, especialmente com base em obras do Modernismo.”, ressaltou o professor Luís Monteiro.
Coordenando o subprojeto “Cultura Corporal”, o professor Jhones Pereira falou sobre a importância da atividade na escola. “O projeto abrange a parte cultural artística através da dança, teatro e música, envolvendo a temática do Modernismo e nessa ação descobrimos verdadeiros talentos. O ProEMI só veio somar com as ações da nossa escola, potencializando cada vez mais o nosso ensino”, comentou o professor.
Motivação
Para a estudante do 3º ano do ensino médio, Elienai Pontes, 17, o projeto tem trazido uma forma diferenciada e inovadora de aprender. “Esse projeto incentiva bastante o nosso interesse pelo conhecimento e de uma forma inovadora, criativa, que permite, inclusive, a interação com outras escolas, como acontece neste momento”, explicou.
A Mostra Cultural contou com apresentações de pinturas modernistas, interpretação de poemas como “Os sapos”, de Manuel Bandeira; apresentação da paródia “Da minha Terra”, extraída do poema “Canção de Exílio”, de Gonçalves Dias; além da “Dança do Macunaíma”, coreografia inspirada na obra de Mário de Andrade.
ProEMI
O Programa Ensino Médio Inovador integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.
O objetivo do programa é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.