Professores da rede estadual são capacitados para atuar como mediadores de leitura
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Fundação Volkswagen e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária capacitaram, na última semana, em Manaus, um grupo de professores da rede estadual que passarão a atuar como mediadores de leitura em escolas de ensino fundamental ao aplicar o projeto “Entre na Roda”.
Segundo o técnico da Gerência de Ensino Fundamental da Seduc e coordenador do projeto estadual de incentivo à leitura Rede de Letras, professor Lucas Oliveira, a participação dos educadores reforçará os projetos já desenvolvidos pelas escolas estaduais. “O Rede Letras é uma ação de incentivo à leitura e o projeto Entre na Roda vai somar-se a esse trabalho: formando mediadores de leitura ao disseminar novas metodologias de interpretação e análise da narrativa. O objetivo principal é oferecer fundamentos para que os professores criem junto aos seus alunos o hábito de ler prazerosamente”, explicou o professor.
Reunindo professores de diversas zonas da cidade de Manaus, o encontro de formação incluiu temas como: “A importância e concepção da leitura”, “O papel do mediador”, “A formação do leitor”, “Competências leitoras”, “Estratégias de leitura” e “Gêneros textuais”.
[caption id="attachment_7237" align="alignright" width="200"] Para Maria Alice Amerlim, práticas pedagógicas diferenciadas favorecem um maior interesse pela leitura[/caption]
A Coordenadora do Projeto Entre na Roda, Maria Alice Armelin destacou a importância da formação pedagógica. “Propondo práticas pedagógicas diferenciadas, esse trabalho de formação com professores busca despertar nos alunos o gosto pela prática de ler”, disse a coordenadora, lembrando que o projeto abrangerá muitas iniciativas, relacionando-se a demais projetos desenvolvidos por escolas amazonenses.
Para a gestora da escola estadual Carvalho Leal, Ana Carolina Carvalho, toda iniciativa que venha para reforçar a ação pedagógica dos professores é bem-vinda. “Nossa equipe escolar está motivada para receber o projeto que será muito proveitoso para trabalharmos, por exemplo, com nossas turmas do Projeto Avançar, cuja metodologia deve ser diferenciada e atrativa”, comentou.
Rede de Letras
Instituído pelo Governo do Estado, via Seduc, o Projeto Rede de Letras foi criado como objetivo de oportunizar o contato dos estudantes do ensino fundamental da rede estadual com obras literárias que despertem o prazer da leitura e escrita, focado na compreensão e na interpretação para o entendimento consciente e crítico, fazendo do ato de ler uma ferramenta essencial para formação cidadã.
O projeto foi iniciado em 2013 com a distribuição das obras literárias para todas as escolas estaduais que atendem do 1º ao 9º ano. Em 2014 teve continuidade com a realização de formações para os professores e a manutenção do acervo das escolas, atendendo a cerca de 275 mil alunos em todo estado com um total de 199 mil livros distribuídos.