Centro de Mídias da Seduc recebe visita institucional do adido cultural adjunto da Embaixada dos EUA no Brasil
Nesta semana, o Centro de Mídias de Educação do Amazonas, coordenado pelo Governo do Estado via Secretaria de Estado de Educação (Seduc), recebeu a visita institucional do adido cultural adjunto da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Walter A. Kerr.
Durante a visita, o representante da Embaixada conheceu a estrutura física, administrativa e pedagógica do Centro de Mídias e fez questão de acompanhar e participar integralmente de um turno de aulas, que são ministradas a partir de estúdios de vídeo em Manaus para aproximadamente três mil comunidades rurais no interior do Amazonas.
Após reunião realizada com os titulares da Seduc em dezembro de 2014, o adido cultural adjunto, Walter A. Kerr retornou durante esta semana a Manaus para conhecer o desenvolvimento do projeto amazonense.
Segundo a Seduc, projetos futuros, de interesse e alcance social para a região, poderão ser firmados entre a Seduc Amazonas e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil a partir do contato institucional entre as duas entidades.
Interação e conhecimento
Na ocasião da visita institucional, Walter A. Kerr conheceu a estrutura de funcionamento do Centro e, visitando alguns dos estúdios de transmissão participou de aulas como a da disciplina de Geografia, cujo módulo está sendo transmitido ao vivo e diariamente para estudantes de comunidades rurais do Estado.
Na aula específica de Geografia, o adido cultural adjunto da Embaixada participou, em estúdio, das aulas ministradas pelos professores Jefferson de Oliveira e Ludmila Soares. Walter A. Kerr também interagiu, via sistema de teleconferência, com alunos do interior.
Centro de Mídias
Localizado no bairro do Japiim (zona centro-sul de Manaus) em prédio anexo à Seduc, o Centro de Mídias é equipado com seis estúdios de TV de onde uma equipe de professores (especialistas, mestres e doutores) ministra as aulas que são transmitidas via satélite e acompanhadas por comunidades rurais amazonenses.
Nas comunidades rurais atendidas, cada uma das salas de aula é equipada com kits tecnológicos possibilitando que professores e alunos interajam como se ambos estivessem no mesmo espaço físico.
Nas comunidades rurais, os alunos assistem (via TV), diariamente, às aulas ministradas pelos professores dos estúdios e também são acompanhados, nas salas de aulas, por professores previamente capacitados para o projeto.
Para levar a educação básica para um número cada vez maior de comunidades rurais do Amazonas, o Governo do Estado, por meio da Seduc, ampliou neste ano de 2015 a estrutura do Centro de Mídias.
Com aulas iniciadas no último dia 23 de fevereiro, o programa passa a atender a 40 mil estudantes de aproximadamente três mil comunidades rurais do Estado. A ampliação do Centro Mídias contou com a construção de mais um estúdio (somando sete no total). Em 2015 o projeto atende a alunos do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (6 ao 9º ano).
Outra novidade para projetada pelo Governo do Estado é o aprimoramento do projeto com a possibilidade de acesso por meio de recursos móveis tais como celulares e tablets. Brevemente tal recurso estará disponível para alunos e professores, ampliando a possibilidade de atendimento.