Seduc promove formação para escolas que participarão de avaliação internacional
Para instruir professores, gestores e pedagogos das escolas das redes públicas estadual, municipal, e particular de ensino que serão avaliadas neste ano pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou na tarde desta terça-feira (10) um encontro de formação para abordar a metodologia utilizada na avaliação.
A formação foi coordenada pela Seduc por meio de sua gerência de avaliação e desempenho e pelos seus departamentos de gestão escolar (Degesc) e de políticas e programas educacionais (Deppe).
O objetivo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), cujas provas serão aplicadas no período de 4 a 29 de maio deste ano, é avaliar o nível de conhecimento dos estudantes acerca de conteúdos trabalhados nas disciplinas de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa.
No Estado do Amazonas, 26 escolas das redes públicas estadual, municipal e particular de ensino serão avaliadas neste ano de 2015, sendo 20 da rede estadual, das quais 12 da capital e oito do interior do Estado. A seleção das escolas que participarão da avaliação é organizada de forma aleatória pelo Inep/MEC.
De acordo com a gerente de Avaliação do Desempenho, Jane Bete Nunes, uma programação consistente de preparação abrangendo simulados para alunos e formação para professores está sendo organizada pela Seduc. “Todo esse trabalho vai colaborar com o aprendizado efetivo dos estudantes e também com o aprimoramento da equipe pedagógica das escolas”, disse Jane Bete, acrescentando que a Seduc fez questão de compartilhar as informações com as escolas particulares e municipais que participarão do Pisa.
Segundo a diretora do departamento de gestão escolar da Seduc, Kátia Menezes, o momento é de instruir as equipes pedagógicas das escolas. “Iniciamos este trabalho reunindo os representantes escolares e transmitindo informações acerca da organização da prova. Todo esse trabalho de formação e de instrução é imprescindível para alcançarmos bons resultados na avaliação”, comentou.
Gestora da escola estadual de tempo integral Petrônio Portela, Sandra Tavares, falou sobre a importância da formação. “O nosso objetivo no encontro é buscar maiores esclarecimentos sobre a avaliação do Pisa. Todas as informações serão repassadas para os nossos professores a fim de que eles possam preparar os alunos da melhor forma possível”, destacou a gestora.
Avaliação Pisa
Coordenado nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Pisa é um processo avaliativo realizado a cada três anos e direcionado, no Brasil, a estudantes com faixa etária de 15 anos, matriculados entre o 8º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio.
No Amazonas, em 2015, a avaliação será aplicada nas escolas estaduais: Mª Amélia do Espírito Santo, Petrônio Portela, Castelo Branco, Manuel Severiano Nunes, Getúlio Vargas, Brigadeiro João Camarão, Benjamin Magalhães Brandão, Ondina de Paula, Homero de Miranda Leão, Áurea Braga, Santo Antônio e Colégio Militar da Polícia Militar, todas de Manaus. Além das unidades do interior: Tomaszinho Meirelles (Parintins), Mirtes Rosa Lima (Itacoatiara), Armando Mendes (Tefé), Barão de Boca do Acre (Boca do Acre), E.E. Amaturá (em Amaturá), Raymundo Sá (Autazes), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Coari) e Aristeu das Neves Bicho (Manicoré).