Estudantes da rede estadual comemoram o ingresso em universidades públicas
Na última semana, o Ministério da Educação (MEC) divulgou a primeira chamada de aprovados no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) que possibilita o acesso no ensino superior mediante a nota alcançada individualmente pelos candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Somando-se à conquista de vagas pelo Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pelo Sistema de Ingresso Seriado (SIS) e no vestibular macro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), estudantes da rede pública estadual de educação comemoram, neste início de 2015, o acesso ao ensino superior.
Localizada no bairro São José, zona leste de Manaus, a escola estadual Roderick Castelo Branco foi uma das unidades que tiveram bom desempenho nas avaliações de acesso ao ensino superior. Apostando em projetos específicos como oficinas de redação e de literatura e em simulados com conteúdos direcionados, a escola conseguiu a aprovação de 30 estudantes em cursos de graduação.
Marco Henrique dos Santos, 18, aprovado em História (PSC/Ufam), em Matemática (SIS/UEA) e em Tecnologia de Jogos Digitais (Vestibular Macro/UEA) esteve nesta semana na escola estadual Roderick Castelo Branco para agradecer aos professores pelo incentivo. “Estou muito feliz com o resultado, principalmente por ter sido aprovado em três cursos. Para nós, que somos de baixa renda, o ensino superior é um sonho muito distante, na maioria das vezes, e é preciso um esforço grande para alcançar um resultado como esse. A escola me apoiou muito. Pelos projetos, pela equipe de professores e pelo compromisso com o nosso sucesso faço questão de reconhecer todo esse trabalho”, destacou Marco Henrique.
Outro estudante da escola Roderick Castelo Branco que conseguiu ingressar no ensino superior foi Otaniel Vaz Borges, 18, aprovado no curso de Licenciatura em Química por meio do PSC da Ufam. Além do esforço individual, o jovem faz questão de destacar a importância da escola em seu processo de formação. “Estou bastante lisonjeado por essa oportunidade, que requer muito esforço pessoal, mas tem toda uma equipe que contribuiu para isso”, comentou o aluno.
Para a gestora da escola, Roseane Vargas, o resultado é motivo de orgulho para a comunidade. “Estamos muito felizes com o número expressivo de aprovados. Isso revela esforço de toda uma equipe que acredita que esse sonho é possível”, frisou a gestora, destacando que os projetos desenvolvidos pela unidade de ensino, dentre os quais o ‘Café Cultural’, que é realizado aos finais de semana como reforço às escolares, auxiliaram o aprendizado e aperfeiçoamento dos estudantes.
Referência
Semelhante à escola estadual Roderick Castelo Branco, outras unidades da rede pública estadual apresentaram resultados de referência nas avaliações de acesso ao ensino superior. Dentre elas o Instituto de Educação do Amazonas (IEA), localizado no centro de Manaus. Ao todo, 86 estudantes que estudaram na escola em 2014 alcançaram neste início de ano o acesso ao ensino superior.
De acordo com a gestora do Instituto, Shirley Souza, o resultado é reflexo das boas práticas de ensino. “A cada ano vemos ampliado o número de estudantes que conseguem ingressar em universidades. O resultado nos orgulha e nos leva a aperfeiçoar nosso trabalho que tem sido voltado para o vestibular através do uso de apostilas específicas elaboradas por nossos professores, aplicação e resolução de simulados, dentre outras iniciativas pedagógicas”, revelou a gestora.