Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Professores da rede pública estadual participam do 10º Encontro Nacional sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas

Foi concluído nesta sexta-feira (27), em Manaus, o 10º Encontro Nacional sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas. Iniciado no último dia 25, o evento reuniu professores pedagogos e demais profissionais que trabalham com a educação indígena em todo o país. O encontro foi realizado em regime de parceria pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). Com o tema “Saberes Tradicionais, Diversidade Cultural e Educação Escolar Indígena” o encontro teve como objetivo principal propor uma reflexão sobre o modo como os povos indígenas ‘leem’ o mundo e como a introdução da escrita impacta a forma original de perceber a realidade.

IMG_9275

De acordo com a gerente da Educação Escolar Indígena da Seduc, Alva Rosa Vieira, o encontro teve a proposta de oportunizar a troca de experiências acerca da educação escolar indígena. “Além dos debates, a décima edição do encontro nos permitiu divulgar ações e iniciativas que vêm sendo desenvolvidos para o segmento. A troca de experiência e o aprofundamento em temas educacionais foram de grande utilidade para os participantes, sobretudo para os professores”, citou Alva Rosa. A programação do evento incluiu mesas redondas, oficinas, minicursos, atividades culturais e apresentação de trabalhos abordando oito diferentes eixos temáticos, sendo eles: “Políticas Públicas e Educação Escolar Indígena”, “Formação de Professores Indígenas”, “Educação Especial em Sociedades Indígenas”, “Educação Infantil Indígena”, “Educação de Jovens e Adultos Indígenas”, “Processo Histórico da Educação Escolar Indígena”, “Comunicação e Novas Tecnologias no Contexto Indígena” e “Educação Escolar Indígena e Sustentabilidade”. Participação O professor Edilson Baniwa, colaborador do projeto estadual Pirayawara e representante do município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus), falou sobre a importância do encontro. “Considerei oportuno o tema do encontro e acredito que ele acontece em um momento muito importante para repensarmos e projetarmos o fortalecimento tanto da oralidade quanto da escrita nas nossas comunidades”, comentou o professor. Fortalecimento Durante o encontro, representantes da Seduc enfatizaram o compromisso do poder público estadual em fortalecer as ações do programa estadual Pirayawara, que é voltado para a formação de professores indígenas no Estado. Com o objetivo de assegurar condições de acesso escolar à população indígena e prover o ensino básico conforme legislação federal, o Governo do Estado tem desenvolvido e intensificado as ações do referido programa que é executado pela Seduc com a meta principal de garantir aos povos indígenas uma educação diferenciada, específica, intercultural, bilíngüe, de qualidade e que responda aos anseios das etnias.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget