Governo do Estado dá início ao ano letivo do Centro de Mídias de Educação, beneficiando 40 mil estudantes de comunidades rurais
Por meio do projeto, Governo do Estado, via Seduc, beneficia estudantes de aproximadamente 3 mil comunidades rurais do Amazonas com aulas transmitidas via satélite.
Para levar a educação básica para um número cada vez maior de comunidades rurais do Amazonas, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ampliou a estrutura do Centro de Mídias de Educação, localizado em Manaus e por meio do qual são ministradas aulas via satélite diariamente. Com o início das aulas de 2015 nesta segunda-feira (23), o programa passa a atender a 40 mil estudantes de aproximadamente três mil comunidades rurais do Estado. A ampliação do Centro Mídias contou com a construção de mais um estúdio (somando sete no total). Em 2015 o projeto atenderá a alunos do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (6 ao 9º ano). As aulas são ministradas de estúdios de televisão localizados em Manaus, em formato de teleconferência. Em 2015 o projeto atenderá a alunos do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (6 ao 9º ano). De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, a proposta é atender a um número cada vez maior de estudantes, garantindo a eles o acesso a um ensino de qualidade. “Por decisão do governador José Melo, o programa foi ampliado de modo a beneficiar um número maior de estudantes. Com a ampliação do número de estúdios e a oferta de novas etapas de ensino, passamos a atender a aproximadamente 40 mil estudantes, moradores de comunidades rurais do Amazonas”, informou o secretário Rossieli Soares da Silva. A diretora do Centro de Mídias de Educação, professora Socorro Barros, acrescentou que um dos focos de trabalho neste ano de 2015 será, além do conteúdo básico, a intensificação das atividades pedagógicas visando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais avaliações realizadas em âmbito nacional. “Em um trabalho intenso visando o início do ano letivo, o Governo do Estado, via Seduc, investiu em tecnologia e também na formação dos professores ministrantes”, citou Socorro Barros. Aulas via satélite O Centro de Mídias de Educação está localizado no bairro do Japiim (zona centro-sul de Manaus) em prédio anexo à Seduc e está equipado com sete estúdios de TV de onde uma equipe especializada de professores ministra as aulas que são transmitidas diariamente via satélite e acompanhadas pelas comunidades rurais amazonenses. Para que os estudantes tenham acesso às aulas ministradas a partir do Centro de Mídias, o Governo do Estado contratou serviço especializado de comunicação via satélite nas comunidades rurais em que há o projeto. O conteúdo das disciplinas é ministrado em módulos e a carga horária é a mesma do ensino padrão, com 800 horas/aula anuais, conforme prevê a Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).