Projetos escolares de conservação do Livro Didático são premiados pela Seduc
Para evidenciar e prestar reconhecimento às escolas da rede pública estadual do Amazonas que mais se destacaram na “Campanha de Conservação do Livro Didático” a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu um evento de premiação, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (5), no auditório do Centro de Formação Padre José de Anchieta (Cepan), no bairro Japiim 2, ao lado da sede da Seduc.
A ação teve como objetivo incentivar, divulgar e valorizar as boas práticas desenvolvidas nas escolas com relação ao bom manuseio, conservação e devolução dos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Na cerimônia, receberam destaque especial as escolas que desenvolveram as ações mais criativas e bem sucedidas durante a campanha, assim como a escola que primeiro efetuou sua escolha no PNLD (2013). As unidades de ensino de referência por esse trabalho receberam o certificado “Amigo do Livro”.
Uma das unidades de ensino que se destacou neste trabalho foi a escola estadual de tempo integral Helena Araújo, cuja professora Ivanilde Pinheiro foi premiada pelo melhor trabalho desenvolvido em âmbito estadual. “Em parceria com a professora Tatiana Matias, buscamos inserir na vida dos nossos alunos a alegria que é o mundo da leitura. Em sala de aula, nós trabalhamos com a conservação e encadernação dos livros, orientando sobre a melhor forma de utilizar o livro, já que ele é um patrimônio cultural, que servirá para o uso de outros alunos”, comentou.
Aluna da escola estadual Helena Araújo, a estudante Ana Beatriz da Silva, 9, falou da satisfação em participar das atividades em sua escola. “Gostei muito dessa atividade, pois com ela aprendi que a leitura me proporciona conhecimentos que me ajudarão por toda a vida”, afirmou a aluna, uma das premiadas na categoria ‘aluno’.
Outro destaque foi o Centro de Educação de Tempo Integral Garcitylzo do Lago e Silvo, por ser a primeira unidade de ensino da rede estadual a escolher o livro didático no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
O gestor da escola, professor Estélio Gabino, destacou a grande satisfação em ver sua escola ser reconhecida publicamente por esta ação. “Nessa campanha, buscamos envolver toda a comunidade escolar para incentivar os alunos a se conscientizarem da importância de conservar o livro didático. Procuramos motivar alunos e professores a se empenharem na realização das atividades. A partir do momento que as pessoas são motivadas, elas permanecem naquele propósito”, enfatizou o gestor.
Escolas premiadas
O evento premiou 23 unidades públicas de ensino, sendo elas as escolas estaduais: Almirante Baptista, Ayrton Sena, Bernadete Trindade, Bom Pastor, Brigadeiro João Camarão, Dom Jackson Damasceno, José Milton Bandeira, Hilda Tribuzzy, Homero de Miranda Leão, Luiz Vaz de Camões, Maria de Lourdes Arruda, Maria Rodrigues Tapajós, Nathália Uchôa, Paula Ângela Frassinetti, Ribeiro da Cunha, Roberto dos Santos Vieira, Sen. Flávio Brito, Thomé de Medeiros Raposo, Waldocke Fricke Lira, Helena Araújo, Marquês de Santa Cruz, além dos Centros de Educação Tempo Integral (Cetis) Elisa Bessa Freire, Garcitylzo Lago e Silva.