Alunos do Amazonas Bilíngue encerram atividades de 2014 com gincana
Alunos que integram o programa Amazonas Bilíngue da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) encerram o período letivo de 2014 com a realização de uma Gincana. A atividade envolveu mais de 1,7 mil alunos da rede pública estadual e serviu como avaliação de desempenho e aprendizagem dos alunos.
Em 19 escolas que recebem o curso de inglês (em Manaus e no interior) os alunos foram avaliados realizando simulações de situações do cotidiano em que precisavam usar o idioma.
De acordo com a pedagoga, Luciana Figueiredo, do Departamento de Gestão Escolar da Seduc, as simulações tentaram chegar o mais próximo da realidade. “A ideia era saber em que nível eles se encontram uma vez que muitos estão finalizando o curso esse ano”, pontuou.
Segundo Luciana, durante a Gincana foram avaliados a correta utilização gramatical, o desenvolvimento do desempenho oral e a desenvoltura dos estudantes.
Em uma das simulações, explica Luciana, o aluno precisava fazer o check-in no hotel de outro país como estrangeiro. E em outra situação eles precisavam ajudar um estrangeiro a fazer o check-in em um hotel em Manaus. Na última situação os alunos do programa ainda precisaram ressaltar informações turísticas e culturais a respeito do local.
Outra simulação avaliada pelos professores do programa, por meio da Alliance Ensino de Idiomas, responsável pela execução do programa, foi à prestação de serviços a turistas participantes de um grande evento internacional de educação, esporte ou cultura, que necessitam de informações sobre pontos turísticos, meios de transporte e sobre o possível evento.
Para as turmas do 2º ciclo (2014-2015) as aulas serão retomadas em fevereiro. Os alunos do 1º ciclo (2013-2014), que finalizaram o curso, terão a oportunidade de fazer um curso à distância online. “Nós vamos oferecer uma senha e um cadastro aos interessados para que eles possam dar continuidade a essa formação em casa”, ressaltou Luciana. Em breve a Seduc divulgará instruções aos interessados. O Programa - Desenvolvido pela Seduc, por meio do Departamento de Gestão Escolar, o programa é voltado a alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da rede pública de ensino e tem o objetivo de viabilizar a formação e capacitação de futuros profissionais que atuarão no arco do turismo e no Polo Industrial de Manaus (PIM). Lançado em 2013, e com duração de 2 anos, a atividade também encerrou o primeiro ciclo do programa. Com formatura prevista para fevereiro, cerca de 700 estudantes de Manaus, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Parintins, Manacapuru, Iranduba, Novo Airão e Rio Preto da Eva, tiveram a gincana como última atividade. Intercâmbio - Como parte das ações do programa Amazonas Bilíngue, 20 estudantes da rede pública estadual, que completaram o segundo ano do curso, farão um intercâmbio educacional de 15 dias no Canadá. Segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, a oportunidade de intercâmbio é um complemento ao ensino oferecido aos jovens. “Oportunizaremos aos alunos com os melhores desempenhos uma experiência ímpar de aprendizagem. No Canadá, assessorados por uma equipe de profissionais, os jovens poderão aprimorar aquilo que eles assimilaram em dois anos de curso”, explicou o secretário.