Com trabalhos de pintura, estudantes da rede pública apresentam exposição “Música na Tela”
Com a exposição “Música na Tela”, o Centro de Educação de Tempo Integral Elisa Bessa Freire, localizado na Avenida Itaúba, zona leste de Manaus, apresentou na tarde desta quarta-feira (19), 320 telas de pintura elaboradas por estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental. A iniciativa faz parte do projeto “Imaginação e Criatividade”, desenvolvido pela escola.
Durante a atividade, os alunos foram motivados a usar da criatividade para transpor para as telas, por meio de gravuras e desenho livre, suas impressões sobre músicas nacionais e internacionais. De forma individual, as obras produzidas pelos estudantes foram baseadas na técnica de tinta de tecido sobre a tela.
Expoentes da música brasileira, como ‘Raul Seixas’, ‘Gilberto Gil’, ‘Armandinho’, ‘Roberto Carlos’, ‘Alcione’, ‘Paula Fernandes’ e muitos outros serviram de inspiração para que os alunos pudessem compor seus trabalhos.
Segundo a organizadora e curadora da exposição, professora Noelma Seixas, a mostra é resultado de um trabalho interdisciplinar focado no ensino da disciplina de Artes, desenvolvido no decorrer do ano letivo. “Na exposição apresentamos as técnicas estudadas no ano de 2014, sendo que este ano, a ‘música’ foi pano de fundo para o desenvolvimento das obras. O diferencial ficou por conta da criatividade em forma de pintura, explorando os clássicos da música contemporânea”, informou a professora.
Ainda de acordo com a professora de Artes, Noelma Seixas, a atividade contou com o empenho dos estudantes e o resultado foi bastante positivo. “É um trabalho que vem sendo desenvolvido há dois anos e eu percebi que, ao longo desse tempo, os alunos aperfeiçoaram as técnicas que já conheciam, aprimorando seu conhecimento. Nós já esperávamos que o resultado fosse positivo, mas ainda assim alguns estudantes nos surpreenderam com a sua produção”, enfatizou a educadora.
Destaque
Para a aluna do 9º ano, Vitória Lourrane Souza, 14, a experiência em pintar uma tela foi muito positiva e revelou seu talento para a arte. “Foi muito bom participar dessa atividade. Eu nunca tinha feito nada parecido antes, mas gostei muito da experiência, pois revelou um talento que eu não sabia que tinha. A música “Pássaro de Fogo” serviu de inspiração para compor a minha pintura em tela, porque é uma música que eu gosto bastante, o que facilitou a ideia para produzir o trabalho”, explicou a estudante.
A gestora da escola, Ivania Miranda Rodrigues, avaliou como positiva a ação escolar por promover a integração da comunidade escolar. “Eu fico muito feliz com a realização desse trabalho, porque pude perceber o envolvimento e empenho dos alunos, pais e professores que acompanharam conosco o desenvolvimento dessa atividade”, destacou a gestora.