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Alunos da Seduc apresentam montagens artísticas do Projeto TRILHAS

Promovendo a inserção dos estudantes no universo da leitura, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com Instituto Natura realizou na manhã desta quarta-feira, 5, a apresentação dos resultados obtidos através do projeto Trilhas. Mais de 107 alunos fazem parte do programa que tem como foco a aprendizagem através da literatura. Os alunos do 1º ano do Primeiro Ciclo participaram da culminância realizada no auditório do Ceti.  Na oportunidade, eles apresentaram diversas montagens teatrais e musicais, além de cantigas de roda e dança, contagiando um público estimado de aproximadamente 300 pessoas. Aação contou com a presença da secretária Executiva Adjunta da Capital da Seduc, Nazaré Sales, do corpo técnico da Coordenadoria de Distrital de Educação (CDE- 5), gestores e pais de estudantes.

De acordo com a coordenadora adjunta dos Anos Iniciais do CDE-5, Fátima Freitas, o evento reuniu sete escolas da coordenadoria. "Essa é primeira culminância reunindo todos nossos estudantes na qual as turmas puderam apresentar seus trabalhos desenvolvidos com muito afinco junto aos professores. Um trabalho que tem dado certo graças a parceria entre a Seduc e o Instituto”, destacou.

SITE_IMG_2269 Comovida com a apresentação, a mãe de uma das alunas, Andreza Karla Oliveira, contou que o evento é um diferencial na vida das crianças. “Essa iniciativa é uma forma de aproximar toda a nossa comunidade e me fez lembrar todas as festinhas e apresentações que minha escola fazia durante a minha infância. Hoje eu faço questão de acompanhar minha filha, na medida do possível", contou.

TRILHAS - O TRILHAS de Leitura teve início em 2009, mas foi em 2011 que ganhou notoriedade ao ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como um projeto educativo eficaz para ser implementado no ano de 2012 como política pública, junto às metodologias e projetos de alfabetização já desenvolvidos nas escolas públicas. Em 2012, o material foi distribuído para as escolas de municípios considerados prioritários pela política do MEC, escolas prioritárias e de todas as capitais, grandes cidades e sistemas estaduais de ensino. A Rede de Ancoragem do Projeto auxiliou sua implementação e incentivou o bom uso dos materiais nas escolas. Por meio de uma estrutura de formação em cascata, permitiu a qualificação de técnicos de secretarias de educação, gestores escolares e professores. Em 2013, o foco da Rede de Ancoragem passou do incentivo ao aperfeiçoamento do uso dos materiais TRILHAS, com o propósito de fortalecer o acesso à literatura nas escolas e qualificar o ensino da leitura, escrita e oralidade. SITE_IMG_2275

O Projeto está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto número 6.094, de 24 de abril de 2007, artigo 2, inciso II), que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade e o incentivo à leitura na sala de aula. Por meio de seu conjunto de materiais, o TRILHAS propõe um contexto favorável ao processo de alfabetização, além de instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com o objetivo de inserir as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental em um universo letrado. São cadernos de orientação do professor, jogos educativos, cartelas para atividades, além de títulos literários.

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