Com oficinas de redação, escolas públicas intensificam seus programas de preparação para o Enem
Com a proximidade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem nos dias 8 e 9 de novembro, as escolas da rede pública estadual estão intensificando seus projetos voltados à preparação dos estudantes para as provas. O Instituto de Educação do Amazonas (IEA) é uma dessas unidades de ensino.
Promovendo a prática da produção textual em torno de diferentes temas da atualidade, o IEA realizou, na tarde desta quinta-feira, 30, uma Oficina de Produção Textual direcionada a 300 alunos do ensino médio.
Para a realização da atividade, que contou com o engajamento de todos os professores de Língua Portuguesa da instituição, foram escolhidos onze diferentes temas que estão sendo discutidos na atualidade para que os alunos pudessem, após um debate sobre cada assunto, desenvolver uma redação no formato exigido pelo Enem.
Para a coordenadora de Linguagens do IEA, que esteve a frente da realização da Oficina, essa atividade visa sanar a dificuldade que a juventude tem na produção textual. “Nós temos observado que a juventude de hoje tem dificuldade em ler e escrever e aqui não é diferente, já que ainda encontramos empecilhos na produção textual. Por conta disso, decidimos promover essa atividade, que trabalha com possíveis temas que possam constar nas provas do vestibular desse ano, em especial no Enem. Ao longo do ano letivo, também desenvolvemos projetos como o Roda de Leitura e Sarau Literário, que estimulam a leitura e produção de textos de diversos gêneros literários e tudo isso contribui para o envolvimento dos alunos com o processo de ensino e aprendizagem”, afirmou.
Entre os principais temas trabalhos na ação escolar estavam: “Crise no sistema Hídrico no Brasil”, “Liberdade de expressão versus discurso de ódio”, “Racismo e futebol: casos de racismos em partidas futebolísticas”, “A educação das futuras gerações diante dos desafios do século 21”, “Como está a democracia após 50 anos de golpe militar”, entre outros.
De acordo com a gestora da escola, Shirley Souza, “a iniciativa surgiu a partir da necessidade da instituição em proporcionar debates e divulgar novas técnicas de redação para os alunos que se prepararem para exames pré-vestibulares como Enem, SIS e PSC”.
Segundo a professora de Língua Portuguesa, Leonor Benfica, essa é uma importante atividade de preparação do aluno. “A questão da atualidade é trabalhada diariamente nas turmas do ensino médio aqui na escola. Nós temos essa preocupação para que o aluno possa, no momento do vestibular, ter um conhecimento prévio que o ajude a elaborar um texto dissertativo de qualidade”, destacou a professora. Para a aluna do 3º ano do Ensino Médio, Karina Oliveira, essa ação irá contribuir para o seu desempenho nas provas do Enem desse ano. “Essa atividade é muita importante e acredito que irá contribuir muito para o meu desempenho nas provas do Enem, porque é uma oportunidade de estar treinando e exercitando todo o conhecimento que adquirimos ao longo do ano, ver se realmente aprendemos o que nos foi passado e estar preparado para enfrentar uma redação de um exame a nível nacional, que é o Enem”, comentou a estudante.