Alunos participam de encontro sobre “Orientação vocacional e mercado de trabalho” promovido pela Seduc
Estudantes de 24 escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participaram hoje do encontro 4º Encontro de Alunos do Ensino Médio realizado no auditório do Ceti Elisa Bessa Freire. Na ação, promovida pela pasta, mais de 260 alunos puderam esclarecer dúvidas sobre o mercado de trabalho e, ainda, sobre orientação vocacional e a decisão de escolher uma profissão.
O objetivo da programação, segundo a secretária Executiva Adjunta da Capital, Maria de Nazaré Sales, é orientar os alunos acerca das profissões existentes no mercado de trabalho e as formas de ingresso as universidades. O encontro é voltado para alunos do primeiro ano do ensino médio, ressalta a secretária. “Esses jovens alunos tem mais dois anos para escolher qual universidade irá ingressar e que profissão escolher. Por isso, temos o dever de acompanhá-los sistematicamente nesse processo de difícil decisão para alguns”.
Para o encontro foram convidados profissionais de diversas áreas que compartilharam com os estudantes suas experiências no mercado de trabalho. Representando a área da Educação, a diretora do Departamento de Políticas e Programas da Seduc, Vera Lúcia Lima, palestrou sobre o tema “Expectativas e Desafios para a conquista do Ensino Superior”.
“É de suma importância que os nossos alunos entendam os processos seletivos para que eles possam ingressar em uma universidade pública. E quais os percalços que vão encontrar para esse desafio”, destacou Lima.
Aluno do 1º ano da escola estadual Roderick Castelo Branco, Ronaldo Gama Carneiro Junior, 17 anos, ressaltou que o encontro foi produtivo e, ao mesmo tempo, um alerta para que ele se dedique ainda mais aos estudos. “Quero ser advogado e prestar concurso público para Promotor de Justiça. Mas pra isso é preciso muito esforço e dedicação aos estudos. E encontros como esses consolidam ainda mais minha decisão”, enfatizou.