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ACESSIBILIDADE

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Em projeto escolar, jovens debatem os prejuízos ocasionados pela pirataria

Para promover a construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania, a escola estadual Profº. Samuel Benchimol, localizada na zona norte de Manaus, desenvolve o projeto “Educação Fiscal”. Na última semana, como parte das ações de formação do projeto, estudantes da escola tiveram acesso à palestra tratando sobre o combate à pirataria. Criado em 2011, o projeto surgiu a partir da necessidade de sensibilizar os estudantes para a importância de conservar os bens públicos e minimizar as ações de vandalismo dentro da escola. O projeto, no entanto, foi ampliado e tornou-se uma importante ferramenta contribuindo para a formação dos estudantes. Como parte das atividades desenvolvidas, a escola ofereceu na última semana uma palestra tratando sobre o combate à pirataria, cujo foco esteve direcionado à conscientização dos alunos para a prática ilegal de venda ou distribuição de produtos sem a devida autorização do proprietário. Segundo o professor de Matemática e um dos coordenadores do projeto, Julioglesia Ribeiro, a ação foi bastante significativa. “Conscientizar os alunos a não adquirir produtos oriundos da pirataria foi o grande foco dessa atividade, ao mostrar que a prática, que consiste em crime, prejudica o profissional que produziu esse material”, falou.

Projeto Educação Fiscal (Oficina)

Conscientização - Beneficiando cerca de 250 alunos do 8º ano do ensino fundamental, as ações do projeto escolar são trabalhadas durante todo o ano letivo envolvendo palestras, oficinas e debates sobre temas de relevância social. O projeto conta ainda com a participação de profissionais que colaboraram com tais programações.

De acordo com a gestora da escola, professora Maria Madalena Ferreira, a iniciativa tem alcançado excelentes resultados. “Desde o primeiro momento que desenvolvemos esse projeto, percebemos a grande oportunidade de crescimento que ele traria aos estudantes. Por meio dele oportunizamos aos nossos jovens uma maior compreensão sobre assuntos de relevância social para que eles se posicionem corretamente a respeito e contribuam para reverter determinadas realidades”, afirmou a gestora. Ainda de acordo com a gestora, essa e outras ações têm contribuído para a melhoria do senso crítico dos estudantes. “Tenho notado uma mudança positiva no comportamento dos alunos, que têm se mostrado bem mais críticos em relação a determinados assuntos. É um projeto muito importante para nós”, destacou.
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