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Em seminário promovido pela OAB, Seduc apresenta panorama da educação inclusiva no Estado

Apresentando um panorama dos serviços de atendimento em educação inclusiva oferecidos pela rede pública estadual de ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) colaborou com um fórum de discussão sobre o tema organizado na última semana pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM). Com o tema “A capacitação do profissional em Educação e a inclusão do aluno especial” a gerente de atendimento educacional específico da Seduc, Hortência Macedo, foi uma das palestrantes do fórum que tratou de forma ampla sobre a prevenção, o controle e a erradicação da síndrome alcoólica fetal e suas implicações. Conforme relatado por especialistas durante o fórum, a criança que adquire a síndrome possui características físicas como deficiência intelectual, autismo e transtorno de conduta. Durante o fórum a gerente da Seduc apresentou experiências e projetos voltados para a educação inclusiva desenvolvidos nas unidades educacionais da rede pública estadual. “Inserida nesse contexto está a educação inclusiva, extremamente necessária para disponibilizar a crianças que possuem a síndrome, um apoio educacional específico. Hoje, além de contar com escolas de atendimento específico para alunos com necessidades especiais, o Estado tem como maior responsabilidade ofertar condições para que os alunos com alguma necessidade específica sejam inclusos no ensino convencional”, informou a gerente. Hortência Macedo explicou ainda que à medida que são identificados estes estudantes, a Seduc busca providenciar o suporte educacional que ele precisa. “Por meio da disponibilização de kits escolares diferenciados que vão desde mesas adaptadas até notebooks para alunos com deficiência visual e outros recursos que contribuem com o processo de inclusão. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais os serviços de apoio para que de fato possamos ter um sistema educacional inclusivo”, citou a gerente. Outra frente de trabalho do Estado conforme Hortência Macedo é o oferecimento de capacitações para professores. “Procuramos realizar cursos para capacitar cada vez mais os profissionais que trabalham com o atendimento de alunos com necessidades especiais, preparando-os para lidarem com a realidade dos estudantes”, destacou.
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