Destinado a estudantes, Seduc e entidades parceiras lançam concurso sobre prevenção à violência contra a Mulher
A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340) completou nesta semana oito anos de vigência e para marcar a data a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM) lançou a segunda edição do concurso estadual sobre Prevenção à Violência contra a Mulher.
Com o tema “A Mulher no Esporte: Superando Limites e Conquistando Direitos”, o concurso visa alertar os alunos da rede pública estadual sobre a questão da violência doméstica.
Conforme a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, Vera Lúcia Lima, dada a importância do tema todas as escolas da rede estadual, assim como coordenadorias regionais e distritais estão sendo instruídas a mobilizar seus alunos para participar das discussões e fazer adesão ao concurso. “É papel da escola, suscitar junto aos alunos uma reflexão sobre esta problemática, mobilizando os estudantes e motivando-os para que sejam multiplicadores de uma cultura de paz junto as suas famílias. O concurso tem esse propósito”, explicou Vera Lima.
Destinado a alunos de todos os níveis de ensino o concurso educativo será realizado nas modalidades: “Cartaz” para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano); “Redação” para alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano e segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos) e “Vídeo” para alunos do ensino médio e EJA/ensino médio.
Regulamento do Concurso - Acesse Aqui
De acordo com a Seduc, as escolas estão sendo instruídas a realizarem oficinas com seus alunos e a enviarem as produções juntamente com ficha de inscrição dos alunos autores às suas respectivas coordenadorias distritais (de Manaus) ou regionais (do interior). Os trabalhos deverão sem enviados à Seduc até o dia 29 de agosto do ano corrente.
Além de Seduc e SEPM, o concurso conta com a colaboração de diversos órgãos estaduais, dentre os quais, as Secretarias de Estado de Esporte e Lazer (Sejel) de Assistência Social (Seas) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).