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Após repasse do BID, Estado dará início ao plano de aplicação do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional

Após assinatura, nesta semana, do contrato de operação de crédito no valor de US$ 151,180 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) o Governo do Estado dará início ao plano de aplicação do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação no Amazonas (Padeam). Além do aporte financeiro do BID, o programa terá o incremento de US$ 121,826 milhões por parte do Governo do Amazonas. O valor será investido em serviços educacionais em prol da população do Estado e garantirão a construção de escolas, a  expansão de programas pedagógicos, o aprimoramento da gestão educacional e a qualificação de profissionais da Educação. De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, o valor social dos investimentos é inestimável. “Estamos falando em centenas de crianças e jovens que serão beneficiados com o acesso a novas escolas de tempo integral e a programas pedagógicos impactantes que contribuirão com a sua formação e desenvolvimento humano”, apontou o secretário. O Padeam, conforme o secretário Rossieli Soares, terá vários pilares de investimento, abrangendo ações de “infraestrutura”, “pedagógicas” e “estratégicas”. Os projetos previstos deverão ser executados até o ano de 2019. “No primeiro ano, o foco será a área de infraestrutura que prevê a construção de 12 Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) e a adaptação de 20 escolas de estrutura comum para estrutura de educação em tempo integral”, disse Rossieli Soares. Até o final de 2014 serão realizados os processos licitatórios que antecederão o início das obras escolares. Conforme plano de ação, com as construções dos novos Cetis e as adaptações das 20 escolas para o modelo de ensino em tempo integral 33 mil novas vagas devem ser abertas na rede estadual para atender a população. As 20 escolas que passarão a funcionar da modalidade de tempo integral serão definidas respeitando um estudo de demanda. [caption id="attachment_5911" align="aligncenter" width="614"]Investimentos garantirão a construção de 12 Centros de Educação de Tempo Integral (foto) e a adaptação de 20 escolas para este modelo de ensino. Investimentos garantirão a construção de 12 Centros de Educação de Tempo Integral (foto) e a adaptação de 20 escolas para este modelo de ensino.[/caption] Investimentos pedagógicos e em qualificação Já na área pedagógica, a primeira parte do trabalho será realizada com a contratação de consultorias e a expansão de programas como “Reforço Escolar” e projeto “Avançar”. “A previsão é que as licitações para dar início a esse trabalho também sejam realizadas ainda em 2014. Cada um destes projetos deverá atender pelo menos 80 mil alunos após a expansão”, apontou o coordenador do Padeam, Marcelo Campbell. Nesse mesmo plano, escolas com baixos indicadores de qualidade passarão a contar com uma consultoria pedagógica permanente. “Vamos dar assistência pedagógica a todas as escolas, no entanto iremos focar aquelas com dificuldades a superar”, frisou o titular da Seduc, Rossieli Soares. Outros dois pilares estratégicos de investimento têm como objetivo a qualificação de pessoas e o fortalecimento dos mecanismos de gestão e gerenciamento escolar. BID passa a investir na Educação Tradicional financiador de programas na área de infraestrutura no país e na América Latina com o Padeam o BID passa a investir em projetos na área de Educação. Conforme o especialista líder em Educação do BID no Brasil, Marcelo Alfaro, a opção por investir no Amazonas não foi feita de forma aleatória. Em visita ao Amazonas no final de 2013, Alfaro falou sobre as perspectivas do programa. “No campo da Educação, somos conhecedores dos esforços empreendidos pelo Estado que estão resultando na melhoria gradativa dos indicadores regionais de qualidade (como o Ideb) e entendemos que o Amazonas é um case bastante interessante para se apoiar. Avaliamos também que a Seduc é inovadora na forma de levar serviços para o interior do Estado via Centro de Mídias e, portanto, é detentora de um modelo interessante para ser compartilhado com outros países que compartilham dos mesmos desafios”, afirmou Marcelo Alfaro.
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