Estudantes que integram os programas Pró-Engenharias e RH-TI têm acesso a novas tecnologias educacionais
Com o intuito de fortalecer o ensino e auxiliar o processo de aprendizagem dos alunos que, no Ceti Sérgio Pessoa (zona leste de Manaus) integram os Programas Estratégicos de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias (Pró-Engenharias) e em Tecnologia da Informação (RH-TI), o Governo do Estado equipou a referida escola com notebooks para utilização dos alunos.
O repasse dos itens tecnológicos (280 notebooks) à escola foi realizado nesta sexta-feira (1) por representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeam).
De acordo com o representante da Seduc e um dos coordenadores dos programas, professor Antônio Menezes da Costa, o repasse dos aparelhos resultará em melhorias no processo de aprendizagem. “A tecnologia associada à educação traz resultados positivos e por esse motivo o poder público tem procurado fortalecer o ensino com a utilização de ‘ferramentas’ tecnológicas”, disse o professor.
Integrados aos programas (Pró-Engenharias e RH-TI) os alunos do Ceti Sérgio Pessoa participam de oficinas diversas. “Que os preparam para o ingresso em universidades – principalmente em cursos de Ciências Exatas – e repassando a eles noções básicas sobre fundamentos de Engenharia e TI”, informou Antônio Menezes.
Metas
A aluna do 1º ano do Ceti Sérgio Pessoa, Lorena Brandão, 16, disse que pretende ser engenheira civil e que a escola, tem tornado o seu sonho uma meta possível. “Nós alunos temos, na escola, o auxílio técnico e profissional necessário para alcançar nossos objetivos. Com dedicação, tenho certeza que atingiremos nossas metas”, disse a jovem.
Benefícios
O benefício maior dos programas (Pró-Engenharias e RH-TI) é contribuir de forma diferenciada com o desenvolvimento dos alunos. Para auxiliar os jovens são concedidas bolsas-auxílio, que têm continuidade caso os alunos ingressem no Ensino Superior, nas áreas afins.