Escola estadual Castelo Branco utiliza a Música para fortalecer o ensino da Língua Espanhola
Pensando em estratégias pedagógicas para favorecer o ensino da Língua Espanhola ministrado aos estudantes de ensino médio, a escola estadual Presidente Castelo Branco, localizado no bairro de São Jorge, zona este de Manaus, tem investido em um método criativo e diferenciado sob a coordenação de seu professor Daniel Victor dos Santos.
Aliando os conteúdos programáticos a noções de literatura, música e interpretação, mais de cem estudantes matriculados entre o 1º e o 3º ano estão assimilando a língua estrangeira de forma diferenciada e prazerosa.
Segundo o professor Daniel dos Santos, a estratégia apesar de simples garante mais interesse e disposição para o aprendizado do idioma. “O método é dividir as turmas em equipe de seis ou sete alunos e trabalhar a língua espanhola por meio da música. Utilizamos determinadas canções em espanhol, apenas com o instrumental e substituímos o vocal na trilha original pela interpretação de nossos alunos”, explicou.
“Dentro dessa perspectiva eu lanço uma pontuação máxima para as equipes que mais se destacarem com a realização das atividades, o que acaba gerando uma competição saudável em sala de aula. Ao final de cada bimestre realizamos uma apresentação dos resultados no auditório para todos os alunos”, destacou o professor.
Ainda de acordo com o educador, o êxito da aplicação das atividades com a música, rendeu algumas apresentações em mostras na própria escola como as ocorridas na Feira das Nações, evento no qual são explorados, em forma de pesquisa, aspectos culturais dos países latino-americanos.
Beneficiado pelo método educacional, o aluno Lucas Xavier, 17, falou que a metodologia é eficaz e surte muito mais efeito quando há um comprometimento por parte do aluno em aprender. “O método é muito bom, todavia o aluno precisa mostrar interesse e se dedicar ao aprendizado” disse o aluno, acrescentando que as apresentações em público também tem sido importantes para aprimorar os ensinamentos absorvidos.
Para a gestora da escola estadual Presidente Castelo Branco, Joselma Arruda, a iniciativa é importante, pois impulsiona o aprendizado e motiva os estudantes. “Procuro incentivar esta ação, pois além de favorecer o aprendizado, motiva os jovens a assimilar o novo idioma”, destacou.