Estudantes da rede estadual visitam laboratórios da Escola Superior de Tecnologia da UEA
Para reforçar o aprendizado adquirido em sala de aula um grupo formado por 31 estudantes do 3º ano do ensino médio do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Sergio Pessoa Figueiredo participou de uma visita guiada à Escola Superior de Tecnologia (EST), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A atividade faz parte do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias do Amazonas (Pró-Engenharias).
O Pró-Engenharias é uma iniciativa do Governo do Amazonas coordenado pelas Secretarias de Estado de Educação (Seduc), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeam) objetivando e qualificando alunos da rede pública a seguirem carreira acadêmica e profissional, respectivamente, nas áreas de Engenharia e de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI).
Atualmente o programa alcança 120 alunos que frequentam formação no contraturno escolar no Instituto de Educação do Amazonas (IEA) e outros 280 estudantes do Ceti Sergio Pessoa Figueiredo, localizado na zona leste de Manaus.
De acordo com o representante da Seduc e um dos coordenadores do programa, professor Antônio Menezes da Costa, a visita guiada à Escola Superior de Tecnologia da UEA foi uma das muitas programações externas projetadas pela equipe organizadora do programa. “São momentos significativos para a formação dos jovens”, apontou Antônio Menezes.
Segundo ele, o programa vem obtendo resultados satisfatórios. “No ano passado, por exemplo, 70% dos alunos que participaram dos programas (Pró-Engenharias e RH-TI) conseguiram ingressar em universidades para as áreas pretendidas. Isso representa um grande avanço”, apontou Antônio Menezes, acrescentando que o poder público estadual está projetando a expansão dos programas para o interior do Estado.
Visita Técnica
Durante a visita à Universidade, os 31 alunos da rede estadual puderam conhecer os laboratórios de Engenharia Elétrica, de Engenharia da Computação, de Tecnologia em Mecânica e de Engenharia Mecânica.
Visitaram ainda o Samsung Ocean. Presente em Manaus, em São Paulo e na Coréia o espaço é um centro de treinamento e capacitação para a criação de soluções móveis, resultado da parceria institucional entre a UEA e a multinacional coreana Samsung.
Pretendendo ingressar no curso de Engenharia da Aeronáutica, o aluno do 3º ano do Ceti Sérgio Pessoa, Adriel Silva Lima, 17, disse que a visita foi muito importante, tendo possibilitado a ele o conhecimento de partes específicas da Engenharia. “Quero me dedicar ao estudo e à construção de aeronaves e satélites. Para alcançar esse objetivo tenho me preparado bastante”, salientou o jovem.
Sobre o Pró-Engenharias o diretor da Escola Superior de Tecnologia da UEA, Cleto Cavalcante de Souza Leal, ressaltou que a ação, além de possibilitar a inserção dos alunos em graduações das áreas de ciências exatas, ajudará a suprir a necessidade de profissionais. “O Brasil tem uma necessidade grande de engenheiros e tecnólogos. No Amazonas isso não é diferente, o que configura a necessidade de incentivar nossos alunos a participar de programas e de visitas com esta”, enfatizou.
Critérios
Para participar do projeto, a coordenadora pedagógica e do projeto no Ceti Sérgio Pessoa, Maria Inez Nina, explicou que os alunos são selecionados a partir das notas obtidas na primeira etapa do Processo Seletivo Continuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas. “É feito um cruzamento de notas por meio do Sistema de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam) dos anos anteriores, com destaque para as médias de Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Filosofia. Após essa análise, o aluno é acompanhado no decorrer do programa para ratificar a sua predisposição para área de Engenharia e TIs”, explicou a professora.
Benefícios
Um dos benefícios que os programas (Pró-Engenharias e RH-TI) proporcionam aos estudantes da rede pública estadual é a concessão de bolsa mensal de Iniciação Científica Júnior Especial, no valor de R$ 190, durante os dois anos do ensino médio em que estiverem regularmente participando do projeto. Caso o estudante seja aprovado em cursos ofertados por universidade pública, ele receberá durante o primeiro ano de graduação, uma bolsa de R$ 360.