Seduc inicia repasse dos tablets educacionais às escolas da rede pública na capital
O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou nesta quarta-feira (16) o repasse de tablets educacionais às escolas públicas estaduais da capital que trabalham com o 3º ano do ensino médio. O repasse, que já chegou às unidades de ensino do interior, somarão 55 mil equipamentos.
Conforme o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, em duas semanas, todas as escolas estaduais que trabalham com o 3º ano do ensino médio na capital receberão os itens tecnológicos.
Iniciando o cronograma de repasses, nesta quarta-feira (16) os equipamentos chegaram às escolas estaduais Presidente Castelo Branco (no bairro de São Jorge), Santana (localizada no bairro do Aleixo), Tiradentes (no bairro Petrópolis), além do Centro de Educação de Tempo Integral Áurea Braga, localizado na Avenida Brasil, bairro Compensa.
Em reunião com os estudantes da escola estadual Presidente Castelo Branco e do Ceti Áurea Braga o secretário da Seduc frisou que os equipamentos são para uso pedagógico no ambiente escolar e buscarão favorecer o processo de aprendizagem e de busca de novos conhecimentos. “Os tablets serão instrumentos facilitadores da aprendizagem. Somados às demais iniciativas pedagógicas de nossas escolas, os equipamentos devem fortalecer o processo de aprendizagem”, apontou Rossieli Silva.
De acordo com a gestora da escola estadual Presidente Castelo Branco, Joselma Arruda, a chegada dos tablets representará uma revolução. “É um investimento estratégico e contribuirá de maneira significativa com a qualidade de nossa Educação”, frisou a educadora.
Aluno do 3º ano da escola estadual Presidente Castelo Branco, Lucas Xavier, 17, relatou que o uso do equipamento em sala de aula será importante para seu aprendizado. “O uso de tecnologias contribui com o ensino. Acredito que os tablets reforçarão nossa aprendizagem permitindo a fixação do conteúdo e possibilitando uma maior interação entre alunos e professores”, disse o jovem.
Especificações
Os tablets educacionais que começaram a ser repassados às escolas que atendem ao 3º ano do ensino médio possuem, de acordo com a Seduc, as seguintes especificações: Processador dual core de 1GHz; RAM de 1GB; Memória interna de 16GB (expansão de até16Gb); tela de 7 polegadas; interface micro USB, mini HDMI e sdcard; conectividade wi-fi, bluetooth e pen modem; câmeras frontal e traseira; bateria com autonomia de 3 horas; Sistema operacional Android 4.2; capa protetora e capa para transporte.
Professores
Com o objetivo de aprimorar a ação pedagógica desenvolvida pelos docentes da rede pública estadual o Governo do Estado iniciou no último dia 28 de maio o repasse de tablets especificamente para professores.
Os equipamentos, que já foram repassados a todos os professores (lotados em sala de aula) de Manaus, estão sendo repassados por meio de um cronograma de entrega a todos os demais 61 municípios do interior e totalizarão 17.650 docentes beneficiados.
Até o momento receberam os equipamentos os municípios de Boca do Acre, Manacapuru, Maués, Novo Airão, Parintins, Barcelos, Nhamundá, Urucurituba, Alvarães, Tefé, Uarini, Maraã, Japurá, Lábrea, Tabatinga e Itacoatiara.