Alunos e professores da escola estadual Itacyara Nogueira Pinho se destacam por projetos desenvolvidos
Alunos e professores da escola estadual Itacyara Nogueira Pinho têm se destacado entre as escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A unidade, localizada no bairro Planalto, zona Central, faz parte da Coordenadoria 4, e tem na professora Samaria Acris um bom exemplo de dedicação, compromisso e inovação de práticas pedagógicas.
Ela trabalha há 17 anos na unidade e desde 2008 coordena o projeto “Contos e Clássicos”. O projeto trabalha a língua portuguesa através da leitura e dramatização de clássicos da literatura nacional e internacional. Segundo a professora, o projeto reflete diretamente no desempenho dos alunos.
Os bons resultados têm sido percebidos nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“É um projeto que atualmente está sendo desenvolvido em todas as turmas, no entanto estamos pensando em novas propostas para as dramatizações teatrais para podermos aplicá-lo o quanto antes como forma de entretenimento e aprendizado ao mesmo tempo”, contou a professora.
Dona de uma simpatia ímpar, a professora que leciona para turmas do 5º ano revelou que a fórmula para a conquista de tantas vitórias junto à escola é simples. “Para alcançarmos à excelência, nós enquanto professores temos que nos dedicar e sermos os primeiros a ter disciplina. Essa é a base para que os resultados apareçam naturalmente e se reflitam em resultados de aprendizado em sala de aula”, destacou.
Em abril deste ano a escola teve mais um destaque através do Concurso do Estatuto da Pessoa Idosa realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM). A aluna do 4º ano, Rayssa Caroline Guedes Rodrigues, 10, foi a ganhadora do concurso.
A premiação evidenciou ainda mais o trabalho da professora que foi a orientadora pedagógica da aluna vencedora.
Para a gestora da escola, Rosilene Araújo da Silva, os resultados são reflexos de uma estrutura docente sólida e comprometida. “Eu atribuo todos os méritos da nossa escola ao compromisso do nosso corpo de servidores no processo de ensino aprendizagem, pois todos nós trabalhamos com esforço e dedicação acima de tudo”, pontuou.
Em 2013, a escola alcançou o 3º melhor resultado entre as instituições da Coordenadoria Distrital 4 com a avaliação do IDEB, obtendo a nota 5,4 na avaliação referente ao ano de 2012. A nota é um referencial diante dos resultados a nível estadual e nacional.
Além de iniciativas que promovem a interação com leitura e escrita, outros projetos fazem parte da vitrine cultural da escola como o da horta escolar do Programa Mais Educação, O projeto de dança e instrumentos de corda, além do projeto “Escola de Pais, Escola de Todos” que abre as portas da instituição para a participação efetiva de toda a comunidade.