Oferta de sete mil vagas em cursos de pós-graduação vai duplicar o número de professores com especialização na rede pública estadual de ensino
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), lançou nesta terça-feira, 01, o edital que assegurará de forma inédita e gratuita, 4.360 vagas em cursos de pós-graduação para docentes da rede pública de 59 municípios do Amazonas. O lançamento contou com a presença do governador, José Melo, do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e do secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva.
De acordo com Rossieli Silva, a rede pública estadual de ensino conta hoje com aproximadamente sete mil professores pós-graduados. Em até um ano esse número, assegura ele, vai dobrar. "No início do ano abrimos 3.300 vagas e agora ofertamos mais 4.360. Ao todo estamos, de uma única vez, dando a oportunidade para 7.660 professores se qualificarem. Essa política de valorização do profissional faz parte deste Governo e visa melhorar cada vez mais a qualidade da educação em nosso Estado", destaca.
A oferta desse número de vagas, de uma única vez, é uma das maiores do País na avaliação do Governo. O objetivo, segundo Melo, é assegurara oportunidades de formação e aquisição de conhecimento aos professores. "Acreditamos que além de assegurar conhecimento atualizado aos professores, a formação garantirá um ensino de maior qualidade aos estudantes. Ganha o professor e ganha mais ainda o aluno que está na ponta".
O secretário Rossieli Silva lembrou durante a ocasião que na última semana a Seduc abriu ainda vagas para mestrado. São 60 vagas para o Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública destinado para professores e pedagogos da rede. O curso será oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e as inscrições podem ser feitas até o dia 9 de Julho pelo site (www.mestrado.caedufjf.net).
Pós-graduação - As 4.360 vagas, explica o secretário, estão divididas entre os cursos de Especialização em “Metodologia do Ensino em Língua Portuguesa”, “Metodologia do Ensino em Matemática” e “Gestão do Currículo e Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas”, todos na modalidade presencial mediado por tecnologia. Rossieli Soares acrescentou que para garantir a abrangência total aos educadores de todos os 61 municípios do Amazonas, um total de 3.300 vagas já foram destinadas aos docentes de Manaus, Tabatinga Tefé e Parintins. “Assim sendo, com o novo edital, mais de 7 mil vagas estão sendo oferecidas aos nossos docentes, o que garante uma abrangência em todo o Estado”, destaca o secretário da Seduc. Conforme edital, os cursos terão a duração de 22 meses. As especializações em “Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas” e “Gestão do Currículo e Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas” terão ambos, carga horária de 360 horas. Já o curso de especialização em “Metodologia do Ensino de Matemática do Ensino Médio”, somará 400 horas. Pré-Requisitos e Cronograma -Para se inscrever é necessário ao candidato: ser professor efetivo ou integrado da rede pública de Educação (Seduc ou Semeds), ser graduado em Licenciatura Plena na área do curso pretendido; não estar em processo de aposentadoria; possuir disponibilidade de tempo para os estudos aos sábados e cumprir, pelo menos, três anos de efetivo exercício na Seduc, em sala de aula, na disciplina em que receber a formação, contados a partir da inscrição no processo seletivo. Conforme o edital, os critérios da seleção avaliarão principalmente o tempo de serviço e o currículo do profissional. Inscrições - Os candidatos que preencherem os requisitos apontados no edital poderão se inscrever entre os dias 1º e 31 de agosto de 2014, exclusivamente via internet, por meio dos sites da Seduc (www.educacao.am.gov.br) e da UEA (www.uea.edu.br). As validações das inscrições, mediante a apresentação dos documentos informados no ato de inscrição, deverão ser realizadas no período de 1º a 9 de setembro nos locais informados no edital que encontra-se no site da Seduc. O resultado final da seleção será divulgado no dia 13 de outubro de 2014 nos endereços eletrônicos da Seduc e Semed e as aulas iniciarão na segunda quinzena de novembro do ano corrente. Baixe o edital dos Cursos no link abaixo! EDITAL PÓS-GRADUAÇÃO