Pedagogo da Seduc conquista vice-campeonato de atletismo na Paraíba e garante vaga em campeonato internacional
Dedicação, superação e apoio foram palavras determinantes na vida do pedagogo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Daniel Martins, que conquistou o segundo lugar e o sexto melhor tempo no XVII Campeonato Brasileiro de Atletismo Máster. A disputa aconteceu nos dias 30 de maio e 01 de junho na cidade de João pessoa, na Paraíba.
Na competição o pedagogo conquistou ainda o sexto melhor tempo do campeonato. O ranking dos melhores tempos é composto por todas as categorias participantes, explica ele que também comemora os resultados.
Além da medalha de prata na categoria 100 metros e da colocação no ranking dos dez melhores tempos, o servidor garantiu também o 7º lugar no revezamento 4x100 o que lhe rendeu uma medalha de bronze.
A marca garantiu também ao velocista uma vaga para disputar o campeonato Sul-Americano que será realizado em Medelín, na Colômbia, no próximo mês de novembro.
“Foi meu primeiro campeonato brasileiro e consegui um índice inédito para o Amazonas e que ainda me rendeu uma vaga no campeonato internaciona”, destacou Daniel Martins.
Apoio - O velocista, que participa do programa “Valoriza RH’’ da Seduc, contou com o apoio da Secretaria para participar da competição. Por meio do programa ele tem acompanhamento físico e nutricional. Os custos com passagem e hospedagem também foram custeados pela pasta.
O programa “Valoriza RH’’ é executado pela Seduc há dois anos. A cada três meses a Secretaria desenvolve ações de acompanhamento físico e nutricional para seus funcionários.
Em seu segundo ano, a campanha já alcançou centenas de servidores e tem incentivado as boas práticas alimentares e esportivas entre os funcionários.
Dedicação e superação – Daniel conta que há mais de um ano sofria com o sobrepeso. Pesando mais de 100 quilos ele enfrentava ainda problemas de saúde e de baixo-estima. A mudança de hábitos veio com o programa “Valoriza RH”, conta ele.
Através do programa o pedagogo passou a caminhar e a receber acompanhamento nutricional que resultou na reeducação alimentar e na perda de 23 quilos. Com as mudanças o servidor público passou a praticar caminhada e logo depois inseriu a corrida em sua rotina. “Eu me deparei correndo com os 48 melhores velocistas de alto-nível e isso foi indescritível na minha carreira, pois há um ano eu pesava 100 quilos e apenas os acompanhava pela televisão. Nem passava pela minha cabeça que me tornaria um atleta”, revelou o pedagogo. Além da mudança radical em relação ao corpo, o pedagogo que atua na Gerência de Pesquisa e Estatística da Seduc, passou a ser referência no quadro de servidores da secretaria. “Em contrapartida ao apoio que recebi no projeto venho realizando apresentações gratuitas em simpósios e palestras desenvolvidas pela Secretaria. A idéia é compartilhar minha experiência e mostrar como é possível ter qualidade de vida por meio do esporte e também da educação’’, destacou o servidor. Conquistas - Ainda de acordo com o servidor o ano de 2013 foi determinante. Após inserir as competições em seu cotidiano ele decidiu ser membro integrante Federação Brasileira de Atletismo (CBAT). Com uma rotina diária de treinos no período noturno, além de bons índices, o atleta explicou que o processo de desenvolvimento físico para disputar o campeonato exigiu bastante disciplina. “Foi uma mudança que exigiu determinação e disciplina e agora me preparo para novas conquistas com muito treino e dedicação”, ressaltou.