Seduc mobiliza comunidade docente para participação no 8º Prêmio Professores do Brasil
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulga entre suas escolas da capital e do interior o Prêmio Professores do Brasil, cujas inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de setembro no endereço eletrônico: http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/.
Chegando à sua 8ª edição o Prêmio é organizado pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio de sua Secretaria de Educação Básica (SEB) e é direcionado a professores que atuam no ensino infantil e ensino fundamental (anos iniciais e finais).
O prêmio tem como objetivo reconhecer, valorizar e divulgar o mérito dos professores atuantes no sistema público de educação básica no país. Além disso, visa destacar a contribuição dos professores na qualidade da educação pública.
Este ano o prêmio foi dividido em “temas livres” e “temas específicos” e premiará, nas duas categorias, até cinco professores por região.
Conforme regulamento o professor participante deverá apresentar no ato da inscrição uma proposta pedagógica (em execução ou já concluída) de “Tema Livre” nos segmentos de educação infantil ou ensino fundamental (anos iniciais ou finais). Também há possibilidade de inscrever-se em “Temas Específicos” para as áreas de: educação Integral, alfabetização e ciências e educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo.
Na segunda etapa do prêmio uma comissão selecionará as práticas pedagógicas mais relevantes com base nas experiências relatadas através de fotos, vídeos e relatos documentados pelos professores.
Os 40 melhores trabalhos desenvolvidos serão conhecidos durante o Seminário Professores do Brasil que será realizado em dezembro deste ano. Além de troféus e certificados, cada vencedor receberá a premiação de R$ 6 mil.
Destaque amazonense - Vencedora em quatro edições do Prêmio (2007, 2009, 2010 e 2011), a pedagoga amazonense Soraya Freire, que hoje atua na escola estadual Carvalho Leal, enfatizou que para o professor é imprescindível participar de oportunidades como esta.
“Muito mais do que a possibilidade de reconhecimento e a premiação em si, o ‘Prêmio Professores do Brasil’ é importante por contribuir com o fazer pedagógico dos docentes. Uma vez classificado entre os finalistas, ao professor é oportunizada a participação em um seminário riquíssimo onde são apresentados projetos de referência executados em escolas de diversas regiões do país. Este é o maior benefício, pois conhecemos maneiras diferentes de ensinar”, disse a professora.
Soraya Freire foi campeã por quatro vezes do Prêmio com os seguintes projetos: “Leitura e escrita: uma viagem fascinante”, “Jornal na Escola”, “Educação para o trânsito: uma questão de cidadania” e “A vida pede passagem”.