Ceti Gláucio Gonçalves firma parceria com Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia da UEA para potencializar o ensino
Objetivando impulsionar o ensino e dinamizar a aprendizagem de seus estudantes, o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves, localizado no município de Parintins firmou na última semana uma parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (NEP) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A parceria visa dar suporte aos docentes, orientar a preparação de estudantes em competições educativas nacionais, divulgar a astronomia e produzir atividades lúdicas e didáticas junto a estudantes dos ensinos fundamental e médio.
De acordo com a gestora do Ceti, professora Francimary Macedo, as atividades práticas iniciarão em julho. “As atividades iniciarão após o recesso escolar. Acredito que a parceria contribuirá para a melhoria do aprendizado e do desempenho de nossos estudantes, pois além de nos auxiliar nas avaliações de larga escala, como o Sadeam, propiciará condições para que os nossos alunos possam não só competir mas ganhar medalhas em competições nacionais”, disse a gestora.
Segundo Francimary Macedo, a parceria garantirá a capacitação de docentes e discentes. “Da mesma estamos prevendo a realização de oficinas fixas e móveis de astronomia, assim como a realização de simulados, objetivando a preparação dos jovens”, comentou a gestora, acrescentando que todo o processo está sendo acompanhado pela coordenadora educacional de Parintins, professora Ana Ester de Lima Paulino.
Referência
Em Parintins, o Ceti Gláucio Gonçalves tem se destacado na realização de projetos de referência no ensino. Os resultados, em um curto espaço de tempo, já fazem da escola uma referência.
“No ano de 2013, fomos a escola campeã dos Jogos Escolares de Parintins, campeões do Nível 2 da Olimpíada Parintinense de Matemática, conquistamos medalha de Bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática (Nível Nacional), fomos menção honrosa também na Olimpíada de Brasileira de Matemática, fomos premiados no Concurso de Redação do Juizado Especial de Parintins e lançamos o primeiro Livro de aulas práticas de Geometria de Parintins. Aprovamos vários alunos no Ifam (Ensino Fundamental) e dos nossos 98 formandos no Ensino Médio em 2013, 60 alunos ingressaram em universidades. Todo esse trabalho tem sido acompanhado de perto por nosso secretário de Educação, Rossieli Soares”, conclui a gestora Francimary Macedo.