Alunos do Programa Amazonas Bilíngue atuam no Centro Aberto de Mídia da Copa
A Copa do Mundo está servindo de laboratório para mais de 85 alunos que participam do Programa Amazonas Bilíngue, executado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Segundo a diretora do Departamento de Gestão Escolar da Seduc, que coordena o projeto, Kátia Menezes, os alunos foram selecionados pelo Governo do Amazonas para atuarem como voluntários durante o período da Copa do Mundo em Manaus.
Há uma semana eles estão atuando na recepção de jornalistas estrangeiros no Centro Aberto de Mídia (CAM), que funciona no Centro Cultural Povos da Amazônia, zona sul de Manaus.
A ideia, de acordo com ela, é estimular a prática da língua estrangeira. “Funciona como uma espécie de estágio, desenvolvendo o inglês através do diálogo, o que é importante para a formação deles”, destacou.
Segundo Kátia, os alunos, que tem entre 16 e 17 anos, trabalham em turnos de quatro horas e recebem transporte e refeição. "A atuação dos nossos alunos tem sido fundamental no auxílio junto aos turistas. Além da experiência positiva na vida deles, é uma forma de exercitarem e aprimorarem cada vez mais a fluência deles na língua inglesa", explicou.
Sobre o programa - O Programa Amazonas Bilíngue, realizado pelo Governo do Amazonas, oferece curso de inglês para estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual. Mais de dois mil alunos participam do projeto.