Avaliação educacional em larga escala é tema de oficina realizada pela Seduc
Com a finalidade de auxiliar as escolas no processo de análise de seus rendimentos de qualidade e no planejamento de ações pedagógicas visando melhorias, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reuniu, em Manaus, 240 professores e técnicos na Oficina de Apropriação dos Resultados do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam).
Criado pelo Governo do Estado, via Seduc, o Sadeam é um sistema de avaliação em larga escala, aplicado em escolas da capital e de todos os 61 municípios do interior do Amazonas e que permite à administração pública um diagnóstico da aprendizagem dos estudantes.
A oficina foi realizada por profissionais da Gerência de Avaliação e Desempenho da Seduc e contou com a colaboração de técnicos da Universidade de Juiz de Fora.
Nela, 240 professores da rede estadual das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Humanas, além de supervisores pedagógicos e coordenadores adjuntos dos vários distritos educacionais de Manaus foram instruídos sobre os fundamentos e objetivos das avaliações em larga escala e foram orientados a como analisar tecnicamente os índices obtidos por suas escolas com a finalidade de projetar melhorias.
Assessoramento
Em complemento às oficinas, a Seduc também realiza nesta semana um trabalho de assessoramento a escolas.
“Obedecendo a um cronograma que atende a unidades e ensino de todas as zonas de Manaus visitamos as instituições, apresentamos minuciosamente os rendimentos por elas obtidos no último Sadeam e indicamos estratégias pedagógicas para aprimorar o ensino ministrado”, apontou a gerente de Avaliação e Desempenho da Seduc, Jane Bete Nunes.
Segundo a gerente, no em que foi criado, 2008, o Sadeam avaliou 23.014 alunos; em 2009, 57.192; em 2010, 77.376; em 2011, 124.076; em 2012, foram avaliados 276.617 alunos e no passado, em 2013, 168.745 alunos.