Estudantes do Programa Amazonas Bilíngue se preparam para atuar como voluntários na Copa em Manaus
O inglês já está na ponta da língua dos estudantes que participam do Programa Amazonas Bilíngue, executado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e que fazem parte do grupo de quase 90 alunos selecionados pelo Governo do Amazonas para atuar como voluntários durante o período da Copa do Mundo em Manaus.
A ideia é estimular a prática da língua estrangeira durante o receptivo aos jornalistas estrangeiros que atuarão no Centro Aberto de Mídia, que funcionará no Centro Cultural Povos da Amazônia, na zona sul de Manaus. “Eles terão a oportunidade de trabalhar como colaboradores na Copa. Funcionará como uma espécie de estágio, desenvolvendo o inglês, o que é importante para a formação deles e vai marcar positivamente o currículo de cada aluno”, destacou a diretora do Departamento de Gestão Escolar da Seduc, que coordena o projeto Amazonas Bilíngue, Kátia Mendes.
O estudante Lucas Escobar, de 16 anos, enxerga a participação dele como voluntário na Copa como uma oportunidade única. “É algo muito bom para o meu futuro. Com esse apoio do Governo nós podemos aprender a falar uma nova língua. Ainda mais importante é a oportunidade de poder orientar os jornalistas e os visitantes que estiverem em nossa cidade”, afirmou Lucas.
Para fornecer informações complementares aos jovens estudantes que logo estarão atuando como voluntários, a Seduc promoveu, na terça-feira e nesta quarta, 27 e 28 de maio, a “Oficina de Capacitação para Colaboradores da Copa de 2014”. Além de explanações técnicas sobre a organização da Copa do Mundo, os alunos foram orientados quanto ao enfrentamento ao abuso e à exploração sexual, gravidez na adolescência, dentre outros temas. As oficinas foram realizadas por profissionais da Coordenação do Programa de Voluntariado FIFA 2014, da Unidade Gestora da Copa no Amazonas (UGP Copa), da Seduc e da Secretaria de Assistência Social (Seas).
Para Bianca Maria, também de 16 anos, a Copa do Brasil vai muito além do futebol. “A Copa não veio somente para trazer jogos para Manaus, mas também para mostrar para o mundo nossa cidade maravilhosa e esse povo guerreiro que é o povo amazonense”, disse a estudante do Ensino Médio e participante do programa Amazonas Bilíngue.
Amazonas Bilíngue – Coordenado pelo Governo do Estado, o programa Amazonas Bilíngue, em 2014, chega à sua segunda fase, proporcionando a 1.140 jovens da capital e do interior a possibilidade de aprender um novo idioma. O programa consiste em um curso de dois anos de duração voltado para alunos do ensino médio da rede pública estadual.
Com aulas aos sábados, abrangendo 200 horas de atividades formativas e contando com material didático específico o curso vem contribuindo com a formação e aproximando os jovens do sonho de compreender e ter fluência em Inglês.
Ao término do curso, os 200 melhores alunos do Amazonas Bilíngue serão contemplados com um exame de proficiência reconhecido internacionalmente pela Universidade de Cambridge (University of Cambridge) no Reino Unido e os 20 alunos com maior pontuação global participarão de um intercâmbio de 15 dias no Canadá.
FOTOS: MICHAEL DANTAS/AGECOM