Governo do Estado conclui capacitação do programa Amazonas Alfabetizado
Com oficinas e palestras direcionadas a 500 educadores, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) concluiu o circuito de atividades da I Formação Inicial de Coordenadores e Alfabetizadores do Programa Amazonas Alfabetizado.
Desenvolvido pelo Governo do Estado e coordenado pela Seduc o Programa Amazonas Alfabetizado tem a proposta de alfabetizar pessoas com idade superior a 15 anos que não tiveram a oportunidade de se dedicar aos estudos na idade convencional. O programa está interligado ao programa nacional Brasil Alfabetizado desenvolvido em todo o território brasileiro sob a coordenação e diretrizes do Governo Federal.
Com aulas aos sábados o programa oferece gratuitamente aos participantes materiais didáticos, fardamento e alimentação, além da estrutura necessária para as atividades pedagógicas a todos os alunos matriculados.
A cerimônia que marcou o encerramento dos trabalhos de formação de educadores foi presidida pelo governador do Estado, José Melo, que ressaltou a importância do programa que é viabilizado pelo Governo do Amazonas e busca alfabetizar jovens, adultos e idosos.
No decorrer dos quatro dias de capacitação o ciclo de formação reuniu diversos temas relacionados à alfabetização de adulto, dentre os quais: “diversidade cultural”, “matrizes curriculares”, “leitura e escrita”, dentre outros.
Para o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, a iniciativa é um marco na vida de todos que realmente sonham em mudar sua própria história. “O programa oportuniza o resgate da cidadania por meio da alfabetização. É uma oportunidade única que está sendo ampliada pelo Governo do Estado para centenas de pessoas”, frisou o secretário.
O curso de capacitação foi direcionado a educadores de 20 municípios do Estado que terão um papel importante de multiplicadores em todo o Estado.
Participando do curso, o alfabetizador Diego Lacerda, disse que a capacitação foi muito oportuna. “Esse é um momento muito significativo. É uma emoção que sempre ficará guardada como sinônimo de reconhecimento por levar educação e cultura a todos meus alunos”, contou.
Resultados
De acordo com a coordenadora do Programa, Roberta Prestes, o enfoque das palestras dinamizou todos os assuntos em cinco dias de atividades. “A formação não poderia ter resultado melhor com a parceria de instituições públicas e particulares que disponibilizaram profissionais das diversas áreas do conhecimento no acréscimo das melhores estratégias na educação de jovens e adultos”, disse.
Ainda de acordo com a coordenadora, um dos pontos altos da formação foi o debate sobre ‘Direitos do Cidadão’ conduzido por técnicos da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas).
Inscrições abertas
Com aulas previstas para junho, o Programa Amazonas Alfabetizado continua com as inscrições abertas aos interessados em fazer parte das turmas do segundo ciclo.
As informações de todos os procedimentos para matrículas podem ser obtidas diretamente na coordenação do programa por meio do telefone (92) 3216-3615.
O Programa
Com oferta de 26 mil vagas para o ano de 2014, o Amazonas Alfabetizado está interligado ao programa nacional ‘Brasil Alfabetizado’ desenvolvido em todas as unidades federativas do país sob a coordenação e diretrizes do Governo Federal.
Com aulas aos sábados o programa oferece gratuitamente aos participantes materiais didáticos, fardamento e alimentação, além da estrutura necessária para as atividades pedagógicas a todos os alunos matriculados.
Além de Manaus o programa contempla mais 32 municípios do Amazonas, sendo eles: Anamã, Anori, Apuí, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Caapiranga, Carauari, Codajás, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Jutaí, Lábrea, Maraã, Maués, Nhamundá, Pauini, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Tefé, Tonantins, Uarini e Urucará.