Escola Humberto de Campos leva valores éticos e de cidadania a estudantes do ensino fundamental
Ensinar ética, moral e cidadania para crianças é uma das propostas da escola estadual Humberto de Campos ao desenvolver o projeto “Resgatando e Construindo a Cidadania”.
Localizada na Rua Lóris Cordovil, no bairro Alvorada, a escola desenvolve o projeto desde o ano de 2006. Com um histórico de grande aceitação junto à comunidade escolar e, sobretudo, junto aos pais dos alunos, em 2014 o projeto está beneficiando os 669 estudantes do ensino fundamental da instituição.
De acordo com o professor de Educação Física e um dos coordenadores do projeto, Mario César Grana, a ideia é ir além do ensino formal e resgatar valores esquecidos pela sociedade. “Os bons hábitos, o respeito para com os outros, a valorização da família e da vida são alguns dos ensinamentos transmitidos”, afirmou o professor.
Segundo ele, tais valores permeiam as atividades desenvolvidas pelos professores das diversas disciplinas na escola. “Além disso, procuramos reforçar as mensagens por meio de palestras e fazendo uso de recursos audiovisuais. Também organizamos atividades como teatro de fantoches, oficinas de pintura e da dança, com linguagem adequada para os pequenos e suscitando sempre uma reflexão”, apontou o professor Mário César Grana.
A gestora da escola, professora Vera Lúcia Freitas, acrescentou que logo que inicia o ano letivo os alunos são apresentados ao projeto. “Nos dois meses iniciais realizamos muitas ações, incentivando-os a cultivar valores como ‘amizade’, ‘honestidade’ e ‘responsabilidade’. Depois, reforçamos com ações rotineiras no decorrer de todo o ano letivo”, explicou a gestora.
Segundo Vera Lúcia, com o projeto a escola importa-se com o desenvolvimento pleno de seus alunos.