Assinatura de ordem de serviço marca início das obras de reforma e ampliação da escola estadual Petrônio Portela
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou evento que marcou a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de reforma e ampliação da escola estadual Senador Petrônio Portela, localizada na Avenida Bartolomeu Bueno, no conjunto Dom Pedro II, zona Oeste de Manaus. A assinatura ocorreu na última quarta-feira, dia 11.
Em discurso para comunidade escolar que acompanhou o evento, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, ressaltou a importância histórica da escola, que foi uma das primeiras a atender a população do Amazonas com a modalidade de ensino de tempo integral. O titular da Seduc também ressaltou que o Governo do Estado se empenhará para entregar à comunidade uma escola com alto padrão de qualidade.
O projeto estrutural da escola prevê 18 salas de aulas climatizadas, biblioteca, sala de música, sala de artes, videoteca, refeitório, cozinha, quadra poliesportiva coberta, piscina semi-olímpica, academia, laboratório de informática, laboratório de ciências, laboratório de mecânica, auditório para 485 lugares, gabinete odontológico, além de ambientes administrativos, tais como sala para professores, sala para técnicos e secretaria para atendimento ao público.
Lecionando na escola há 21 anos, o professor Erivonaldo Nunes de Oliveira, comemorou o resultado das ações. “Esse momento representa muito mais que um resgate de experiências do passado, pois é a continuação de uma história de mais de 30 anos”, comentou.
“O Petrônio Portela em especial, sempre teve uma contribuição de sucesso em todas as áreas do conhecimento. Temos ex-alunos que, por exemplo, são médicos, jornalistas e engenheiros que estão também contribuindo com o desenvolvimento de nosso Estado”, acrescentou o professor Erivonaldo.
Na cerimônia o deputado estadual Marcelo Ramos (PSB), em pronunciamento a convite do secretário Rossieli Silva, destacou importância histórica da escola na Zona Centro-Oeste e a representatividade dela como instituição modelo na cidade Manaus.
Para o ex-aluno da escola, Ícaro Costa, a reforma representa o resultado de uma grande parceria entre comunidade e poder público. “Isso está sendo um grande sonho para os antigos e novos alunos”, citou.
De acordo com o secretário Rossieli Silva, a escola contará com um projeto arquitetônico arrojado e moderno. “A reforma e modernização da escola Petrônio Portela é fruto de estudos que visam proporcionar a qualidade e o conforto dos alunos, com soluções sustentáveis, além de otimização de todos os ambientes”, explicou.
Conforme o Departamento de Infraestrutura da Seduc a escola Petrônio Portela ainda não havia entrado no período estipulado para a reforma, devido à impugnação do processo licitatório (063/2013) concluído no mês de maio 2013, ocasionado pela inconsistência documental da empresa (empreiteira) que venceu o certame para realização da obra projetada pela Seduc.
Histórico
Referência na qualidade de ensino na capital, a nova estrutura da escola estadual Senador Petrônio Portela atenderá a comunidade com muito mais conforto. Os alunos anteriormente matriculados no antigo prédio estão estudando normalmente no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, no bairro da Compensa, zona Oeste de Manaus, sem qualquer prejuízo educacional, identificado em função dos trâmites burocráticos que acarretaram a paralisação da reforma.
O Ceti Áurea Braga é equipado com ambientes modernos que incluem salas de aulas, piscina, auditório, laboratórios, campo de futebol, refeitório, sala de música, gabinetes odontológicos e demais recursos para garantir à comunidade estudantil, um ensino de tempo integral com a máxima qualidade.