Alunos da rede estadual inseridos no programa Amazonas Bilingue participam da inauguração da Arena da Amazônia com serviços de voluntariado
Alunos da rede pública prestarão serviço de voluntariado disponibilizando a convidados, jornalistas e público em geral informações em Inglês e Português.
No próximo domingo, dia 09 de março, às 18h30, com a partida Nacional-AM x Remo-PA, pela Copa Verde, será inaugurada em Manaus a Arena da Amazônia. A Arena sediará três jogos da fase de grupos da Copa do Mundo no Brasil e é o oitavo estádio a ser inaugurado para a competição mundial.
O jogo de abertura e inauguração do novo estádio contará com a participação de 20 estudantes da rede pública estadual, inseridos no programa Amazonas Bilingue, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Na ocasião, os jovens recepcionarão turistas e prestarão informações sobre o Estado do Amazonas e sobre a Arena, em Inglês e Português, para jornalistas, convidados e ao público em geral. A participação dos 20 jovens é parte do projeto de ensino e aprendizagem do programa Amazonas Bilingue e busca, além de servir à população com serviços de informação e receptivo ao turista, contribuir com a busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento da língua estrangeira junto aos jovens. Segundo informações da coordenação do programa, os 20 voluntários são alunos que vêm se destacando no decorrer do curso. Os alunos selecionados estarão acompanhados por professores e também pelo secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva. Programa Amazonas Bilingue – Lançado em abril de 2013 pelo Governo do Estado, o programa Amazonas Bilíngue está proporcionando a centenas de jovens a possibilidade de aprender um novo idioma. Desenvolvido na capital e no interior, o programa consiste em um curso de dois anos de duração voltado para alunos do ensino médio da rede pública estadual. Com aulas aos sábados, abrangendo 200 horas de atividades formativas e contando com material didático específico o curso, vem contribuindo com a formação e aproximando os jovens do sonho de compreender e ter fluência em Inglês. O programa também vai assegurar aos 20 estudantes com as melhores médias um intercâmbio ao Canadá para aprimoramento da oralidade na língua estrangeira. Na primeira etapa do curso, iniciada em 2013, aproximadamente mil alunos foram matriculados. Na segunda etapa cujas aulas iniciarão no próximo mês, mais mil vagas foram oferecidas pelo Governo do Estado. Na Seduc, o programa é coordenado pelo Departamento de Gestão Escolar (Degesc) por meio da Gerência de Projetos e Programas Especiais (GPPE).