Banda marcial da escola Petrônio Portela realiza apresentação com a Orquestra Amazonas Filarmônica
A Banda Marcial da Escola Estadual Senador Petrônio Portella fará uma apresentação inédita junto à Orquestra Amazonas Filarmônica, às 20h de hoje (13), com entrada gratuita no Teatro Amazonas.
Será a primeira vez que uma banda de escola da rede pública se apresentará ao lado da orquestra amazonense no palco do teatro mais icônico do Brasil. A participação faz parte das apresentações da “Série Guaraná”, que este ano chega a sua 10ª edição.
A banda com 80 integrantes se apresentará com 45 componentes formados por alunos entre 14 e 19 anos do ensino médio, que durante o encontro executarão a “Abertura 1812”, do célebre compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky.
Segundo o maestro e instrutor da banda marcial, Wellington Brito, o convite partiu da própria orquestra. “Ficamos muito felizes, pois o convite é resultado da observação do nosso empenho e comprometimento com a música. Sempre participamos de eventos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), além de convites para mostras musicais, graças à notoriedade que a banda vem ganhando desde a sua formação”, disse.
História de sucesso
A Banda Marcial da Escola Estadual Senador Petrônio Portella ou Corporação Musical Petrônio Portella (Compep) foi criada em 2003 com objetivo de atender a diversidade cultural dos discentes da escola. A Banda executa músicas de estilo clássico e popular e tem conquistado vários títulos no Amazonas.
Em 2010 foi elevada à categoria de banda marcial com a formação divida em 15 integrantes no corpo coreográfico, 15 na linha de frente e 50 na banda.
A banda marcial coleciona títulos nas categorias Linha de Frente, Mor Comando, Banda, Corporação Musical e Corpo Coreográfico em apresentações no Estado, mantendo o status de invicta até hoje.
Projeto
O projeto “Fanfarra Escolar”, coordenado pela Seduc, vem se destacando ao longo dos anos por revelar e aprimorar talentos. Desenvolvido em dezenas de escolas na capital e interior do Amazonas, a iniciativa tem como foco o desenvolvimento social dos estudantes estimulando a percepção musical, a criatividade, iniciativa e a autodisciplina.