Na abertura do ano letivo da rede pública estadual de educação, governador Omar Aziz inaugura primeiro Ceti de Iranduba
No próximo dia 5 de fevereiro mais de 490 mil estudantes retornarão às atividades escolares no Amazonas. Nesta data terá início, simultaneamente em todos os 62 municípios do Estado, o ano letivo da rede pública estadual de educação. Abrindo oficialmente as atividades escolares o governador Omar Aziz inaugura, nesta data, o primeiro Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) do município de Iranduba, distante nove quilômetros de Manaus.
A cerimônia de inauguração do novo Ceti ocorrerá a partir das 9h, com a participação do governador Omar Aziz, da primeira dama do Estado, Nejmi Jomaa Aziz, do vice governador José Melo, do secretário de Estado de Educação, Rossieli Silva e demais autoridades. O evento será transmitido para todos os municípios do Amazonas, on-line, via Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc).
Localizado na Rodovia Carlos Braga, Km 1, Iranduba, o Ceti Professora Maria Izabel Desterro e Silva será o 11º construído pelo Governo do Estado e o segundo inaugurado no interior do Amazonas. Com uma estrutura moderna, funcional e com capacidade para atender diariamente a mil estudantes o complexo educacional servirá a comunidade com atendimento nas modalidades de ensino fundamental de 6º ao 9º ano e 1º ano do ensino médio.
Ano letivo inicia em 568 escolas
Conforme o calendário escolar 2014 – eleito pelos próprios professores, o ano letivo da rede pública estadual será iniciado neste dia 5 de fevereiro e se estenderá até o dia 19 de dezembro, abrangendo 200 dias letivos.
Neste dia 5 de fevereiro, 568 escolas públicas estaduais, sendo 224 em Manaus e 334 no interior abrirão suas portas para receber os estudantes. Conforme dados preliminares do censo escolar, estima-se que 493.894 estudantes voltarão aos estudos na rede estadual de ensino, dos quais 264.594 no ensino fundamental, 171.631 no ensino médio, 46.802 na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cerca de dez mil na educação profissionalizante.
Calendário em ano da Copa
De acordo com o calendário letivo de 2014, o ano escolar é dividido em quatro bimestres, os quais iniciam, respectivamente, nas datas de 5 de fevereiro, 23 de abril, 24 de julho e 6 de outubro.
Em 2014, o recesso escolar na metade do ano ocorrerá entre os dias 17 e 30 de junho, no mesmo período em que estão programadas os jogos da Copa do Mundo da Fifa a serem realizados em Manaus. Conforme decisão do Governo do Estado, nos dias de jogos do Brasil será decretado ponto facultativo.
Com o início do Ano Letivo 2014 que acontece nesta quarta-feira (05) para as escolas da rede pública estadual, as instituições já preparam as boas vindas para receber seus alunos e comunidade.
Além dos alunos, a ansiedade em retornar as aulas fica também por conta do corpo docente que a cada ano traz novidades e métodos para o melhor desenvolvimento pedagógico em sala de aula.
Para marcar a abertura oficial da data, o Governo do Estado do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará a entrega do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Maria Izabel Desterro e Silva, no município de Iranduba (distante 9 quilômetros) inaugurando uma nova fase na educação do Amazonas.
Em Manaus, a Escola de Tempo Integral Santa Terezinha, é exemplo de uma das instituições que apresentará aos seus alunos e comunidade, estratégias para se manter modelo na educação na capital.
Ganhadora do título de melhor instituição pública de Ensino Fundamental em 2012 pelo Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), este ano a escola terá 164 alunos matriculados de 1º ao 5º ano divididos em cinco turmas.
A diretora, Waldenize Carvalho Maia, contou que a escola está preparada para ser novamente modelo na rede. “O reconhecimento que nossa escola conquistou é fruto de muita dedicação e empenho de toda nossa equipe que durante todo o ano procura trazer inovações para dentro da sala de aula”, explicou.
[caption id="attachment_4104" align="aligncenter" width="300"] Gestora Waldenize Carvalho Maia afirma que a escola está preparada para ser novamente modelo na rede[/caption]
Ainda de acordo com a gestora, o planejamento e as metas para 2014 foram avaliadas ainda em 2013 juntamente com o balanço do ano letivo anterior. As metas de 2014 segundo a servidora foram definidas junto com a programação que acontecerá nesta quarta-feira (05),onde reunirá pais e alunos em uma socialização pedagógica.
Dedicação
A professora Nádia Farias, ganhadora do título de melhor educadora na escola Santa Terezinha, explicou que o segredo está no amor à profissão. “É gratificante ver o desenvolvimento dos nossos alunos. E estamos de braços abertos para receber os estudantes e desejar que 2014 seja um ano de ótimos resultados”, disse.