Escola estadual de educação especial promove a inclusão por meio do esporte
Favorecendo a inclusão social, a escola estadual Augusto Carneiro dos Santos – que trabalha com o atendimento a estudantes com necessidades especiais auditivas – realizou nesta semana seus jogos escolares internos. As competições ocorreram na Vila Olímpica de Manaus.
O objetivo da ação escolar, que encerrou as atividades desportivas realizadas em todo o ano letivo, busca incentivar o trabalho em equipe, responsabilidade e respeito entre os estudantes, valores desenvolvidos através da prática do esporte.
Aproximadamente 300 alunos da educação especial, do 1º ao 9º do ensino fundamental, participaram das atividades que incluíram as modalidades de handebol, futsal, tênis de mesa, queimada e atletismo.
Além dos estudantes da educação especial, alunos da escola estadual Frei Silvio Vaghegi e do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre também participaram do evento esportivo, que prezou pela inclusão entre o público participante.
Segundo a gestora da escola, Haideé dos Santos Carneiro, a unidade de ensino realiza uma preparação especial das práticas desportivas ao longo do ano letivo. “O jogos internos firmam a conclusão de um ano de dedicação às necessidades dos alunos. Essa ação é fundamental, pois a inclusão social dos alunos é a nossa prática diária e fazer isso através do esporte é ainda mais satisfatório”, comenta a gestora.
“Durante 23 anos de tradição, ter hoje um espaço garantido para a concretização das práticas esportivas, é uma enorme conquista”, enfatiza a gestora, referindo-se à luta em conseguir o espaço da Vila Olímpica para a realização dos jogos.
De acordo com o professor de Educação Física, Keegan Bezerra, o reconhecimento dos estudantes é a melhor parte desse trabalho. “Os alunos têm bastante interesse pela atividade e é fundamental ver que eles encaram a competição como uma forma de socialização”, disse.
Revelando talentos
O trabalho desportivo desenvolvido na escola tem rendido excelentes resultados. Prova disso foi a participação da aluna Fátima de Nazaré Almeida, 14, nas Paralimpíadas Escolares de 2013, realizada em São Paulo, entre 25 de novembro e 1º de dezembro. A atuação da estudante do 5º ano rendeu-lhe duas medalhas de ouro nas categorias: arremesso de peso e salto à distância, além do terceiro lugar (bronze) na modalidade lançamento de pelota.