IEA celebra 133 anos de atendimento educacional à população do Amazonas
Fundado em 1880 e sendo uma das mais tradicionais instituições de educação do Estado, o Instituto de Educação do Amazonas (IEA) comemora nesta sexta-feira, dia 29 de novembro, 133 anos de funcionamento. Administrado pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o IEA oferece hoje atendimento na modalidade de educação de tempo integral atendendo a cerca de mil estudantes do ensino fundamental e ensino médio.
Construído no século XIX, no auge do ciclo da borracha, o Instituto passou por várias fases de atendimento educacional e nos anos 70 foi reconhecido como instituto de excelência focado na formação do Magistério (Escola Normalista). No ano de 2009, já com experiência na Educação Básica, passou a atender a população com a modalidade de ensino em tempo integral.
Para o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, o Instituto é de grande representatividade para a história do Amazonas. “É uma de nossas escolas mais tradicionais e que contribuiu com a formação de centenas de pessoas ao longo de seus mais de cem anos de funcionamento. Consideramos o IEA um ícone que marcou a história da educação regional e a história do próprio Amazonas”, pontuo o secretário.
Para a gestora do IEA, Shirley Maria Vieira de Souza, a data é muito significativa. “Para nós, esses 133 anos representam uma trajetória de muito trabalho e reconhecimento. São anos de dedicação e ajuda mútua e não podemos deixar de mencionar as pessoas que hoje são destaques na sociedade e que fizeram parte de nossa história”, disse a gestora, informando que hoje o instituto conta com 90 funcionários.
Destaque no Enem
O IEA tem se destacado também por favorecer o grande acesso de jovens no ensino superior e também pelos indicadores educacionais obtidos recentemente em avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Dentre as escolas públicas estaduais com as maiores médias registradas no Enem de 2012, por exemplo – cujos dados foram divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação – o IEA aparece com destaque estadual, como a 4ª melhor escola pública no Exame, no qual registrou média geral “500,23”. A escola também conquistou, dentre as instituições públicas, a maior média no Enem em Redação, alcançando o índice de “606,6”
A respeito da conquista no Enem, a gestora Shirley Souza reforçou a tradição educacional da escola. “Os resultados representam a recompensa pelo trabalho que desenvolvemos, trabalho de muita garra, que supera obstáculos. Acreditamos no potencial dos nossos alunos e quando vemos esse reconhecimento, nos sentimos muito satisfeitos ao ver que nossos esforços estão sendo valorizados”, comentou a gestora.
Ação Solidária
Em comemoração aos 133 anos do IEA, alunos e servidores estão promovendo uma campanha social arrecadando alimentos não perecíveis, brinquedos e roupas para doar a instituições de caridade em Manaus.
O projeto, intitulado “Casa Vida”, implantado na escola desde 2010, faz parte de uma ação que visa contribuir com o trabalho desenvolvido nessas unidades beneficiadas, além de propiciar aos estudantes a oportunidade de conhecer um pouco da realidade das crianças que a instituição atende.
As doações podem ser realizadas no próprio IEA, localizado na Rua Ramos Ferreira, nº 875, centro de Manaus.