O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) investirá R$ 20,4 milhões na construção de seis novas escolas padrão para atender a diversas zonas da cidade de Manaus.
Ao visitar o local onde serão viabilizadas as construções o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, informou que com os investimentos o poder público estadual vai expandir a oferta de vagas da rede pública em atendimento, sobretudo, a áreas periféricas de Manaus. “O Estado já concluiu os seis processos licitatórios e com a recente homologação dos resultados da concorrência, as obras serão iniciadas nas próximas semanas. As novas escolas deverão atender suas comunidades com a oferta de ensino fundamental e ensino médio, totalizando aproximadamente 5,7 mil novas vagas”, informou o secretário.
Segundo Rossieli Soares, as seis novas escolas serão erguidas nas seguintes localizações: bairro Zumbi dos Palmares, Comunidade Riacho Doce 2, Conjunto Cidadão 5 (bairro Nova Cidade), bairro Santa Etelvina, Conjunto Hiléia e bairro Tancredo Neves. “Estas são localidades cuja demanda foi apontada por nossa gerência de Pesquisas e Estatísticas a partir de um estudo técnico que tem orientado nossa gestão quanto aos locais que devem ser priorizados tendo em vista a necessidade populacional”, apontou o secretário Rossieli.
Conforme o estudo citado pelo secretário, as zonas que precisam ser priorizadas por conta da expansão populacional são, especialmente, as zonas Norte e Leste da cidade. “Nas quais estamos focando nossas atenções, atendendo de imediato a bairros como Tancredo Neves, Zumbi, Nova Cidade e Santa Etelvina, frisando que comunidades adjacentes também passam a ser atendidas com as novas construções”, ressaltou Rossieli.
Com base no mesmo estudo realizado pela gerência de Pesquisas e Estatísticas da Seduc estas duas zonas da cidade de Manaus (norte e leste) vêm sendo atendidas paulatinamente com novas construções escolares. “Unidades como os Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) Elisa Bessa Freire e Sérgio Pessoa Figueiredo, ambos na zona Leste, assim como o Ceti João dos Santos Braga, na zona Norte, todos inaugurados na gestão do governador Omar Aziz, demonstram a atenção que estamos tendo com a ampliação da rede nestas áreas”, lembrou Rossieli Soares.
Novas construções
Orçadas aproximadamente em R$ 3,4 milhões, individualmente, as seis novas escolas padrão contarão, cada uma, com 12 salas de aulas climatizadas, bibliotecas, laboratórios de ciências e informática, cozinha e ambientes administrativos que incluem sala para professores, sala para pedagogos, banheiros, secretaria para atendimento público, dentre outros.
Todas as escolas contarão com sistema de segurança e serão adaptadas para o atendimento a pessoas com necessidades especiais.
Conforme ressaltado pelo governador Omar Aziz ao entregar recentemente a escola estadual Ruy Araújo (localizada no bairro Cachoeirinha) – ampliada e completamente reformada – o Governo do Estado, com recursos próprios e em parceria com o Governo do Federal e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está trabalhando na construção de mais de 20 Centros de Educação de Tempo Integral, cujas pedras fundamentais que marcam o início das obras já foram lançadas nos municípios de Maués, Manacapuru, Fonte Boa, Coari, Borba, São Paulo de Olivença, dentre outras.
Localização das novas escolas-padrão em Manaus
Bairro |
Localização da construção |
Nova Cidade (Conjunto Cidadão 5) |
Rua 222 (235) |
Riacho Doce 2 |
Rua Carlos Gomes com Rua Ayrton Sena |
Santa Etelvina |
Rua Nossa Sra. de Fátima |
Hiléia |
Rua Comandante Norberto Won Gal |
Tancredo Neves |
Rua Amazonino Mendes / 15 de Novembro |
Zumbi dos Palmares |
Rua Bom Jesus |