Envolvendo 1,1 mil estudantes, escolas estaduais da zona norte de Manaus promovem Jogos Mirins do ensino fundamental
Objetivando favorecer, por meio do esporte, a qualidade de vida dos alunos matriculados nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início nesta segunda-feira (07) aos Jogos Escolares Mirins da zona norte de Manaus. A iniciativa envolverá 1,1 estudantes da rede pública estadual até o próximo dia 11 de outubro, véspera do Dia das Crianças.
Oferecendo as modalidades esportivas de futsal, queimada e mini-atletismo, os jogos serão realizados nos naipes masculino e feminino e mobilizarão alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com faixa etária entre 6 e 11 anos, matriculados regularmente nas escolas estaduais Elira Pinheiro, Hilda Tribuzzy, Dom João de Souza Lima, Raio de Sol, Belarmino Marreiro, Artur Soares Amorim, Juracy Batista Gomes, Lenina Ferraro e Osmar Pedrosa.
Segundo um dos coordenadores dos Jogos e assessor de Educação Física do Distrito 6 da Seduc, professor Antônio Heliton Moraes, as competições buscarão valorizar a prática esportiva entre os mais novos e suscitar uma maior integração entre estes. “A prática esportiva traz muitos benefícios e é papel da escola, por meio da educação física, motivar os alunos para sua adesão. Os Jogos Mirins têm essa finalidade: apresentar desde cedo aos estudantes os benefícios do esporte”, apontou o professor.
[caption id="attachment_3398" align="aligncenter" width="300"] Jogos Mirins contarão com a participação de mais de mil alunos do ensino fundamental.[/caption]
A abertura solene dos Jogos Mirins ocorreu na manhã desta segunda-feira (07) na quadra poliesportiva da escola estadual Osmar Pedosa.
Na solenidade, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva prestigiou a programação que incluiu: desfile das agremiações escolares, juramento dos atletas mirins, acendimento da tocha olímpica e apresentações culturais diversas.
O secretário disse que é com grande entusiasmo que o Governo do Estado por meio da Seduc procura disseminar a prática esportiva nas escolas por meio de ações que vão desde a construção de quadras poliesportivas até a capacitação de professores. “É salutar investirmos na Educação de base e procuramos, em eventos como este, valorizar o desenvolvimento infanto-juvenil, que perpasse pelo estímulo à prática esportiva”, frisou Rossieli Soares.
Rossieli também destacou a expressiva participação dos familiares dos alunos na solenidade e, consequentemente, no cotidiano escolar. “Com a participação das famílias a Educação atinge seus mais promissores objetivos”, disse o secretário da Seduc.
[caption id="attachment_3399" align="aligncenter" width="332"] Secretário Rossieli Silva prestigiou a abertura dos Jogos.[/caption]
Segundo a assessora técnica do Disttrito 6, Erian Pereira, outro mérito da educação física proporcionada aos mais pequenos é a socialização. “A partir do esporte podemos trabalhar várias potencialidades como a comunicação e a socialização. Junto aos que praticam, os benefícios passam a ser notados inclusive no desempenho escolar”, citou a professora.
Educação Física volta ao currículo do I Ciclo
Por iniciativa da atual gestão da Seduc, as séries iniciais do ensino fundamental – também denominadas de 1º Ciclo – passaram a oferecer neste ano de 2013 a disciplina de Educação Física em sua grade curricular.
A medida, segundo o secretário Rossieli Silva, está sendo bem aceita e visa contribuir com o desenvolvimento integral das crianças. “Acreditamos e apostamos nos ensinamentos de nossos professores e a aceitação das crianças e de seus familiares tem sido unânime. Uma prova é a motivação dos pequenos em eventos como os Jogos Mirins hoje iniciados na zona norte de Manaus”, completou.